Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“O que eles querem é, justamente, ter essa legalização, essa licença para trabalhar de forma legal”, declara Carpê sobre ambulantes do Centro de Manaus

“O que eles querem é, justamente, ter essa legalização, essa licença para trabalhar de forma legal”, declara Carpê sobre ambulantes do Centro de Manaus

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 23 de julho de 2025

O vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Capitão Carpê (PL), em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital nesta terça-feira (22/07), comentou sobre os trâmites em andamento para a regularização dos ambulantes que atuam na rua Ferreira Pena, no Centro de Manaus. Em junho deste ano, esses trabalhadores compareceram à Casa Legislativa para protestar por melhores condições de trabalho e contra a possível retirada deles pela Prefeitura de Manaus do local onde atuam.

O parlamentar relatou que aproximadamente 30 ambulantes procuraram seu gabinete pedindo apoio para evitar a expulsão ou realocação do ponto onde hoje trabalham. A reivindicação principal é por regularização e melhores condições para exercerem suas atividades de forma digna e legalizada.

“Nós recebemos um pedido de socorro de alguns ambulantes da área central da cidade de Manaus, ali na Ferreira Pena, onde funcionam alguns bares em determinados horários e dias da semana. Aproximadamente 30 ambulantes, que também vendem bebidas naquele local, foram alvo de uma fiscalização da Prefeitura de Manaus com o objetivo de retirá-los da área. Então, a questão levantada foi: por que os bares conseguem trabalhar legalmente na rua, com licença, e os ambulantes não têm essa mesma possibilidade? Demos voz a esses trabalhadores e levamos o caso até a Câmara Municipal de Manaus”, declarou Carpê.

O vereador também destacou que, após o encontro, foi iniciado um diálogo com o líder do prefeito na Câmara, vereador Eduardo Alfaia (Avante), e que ocorreu uma reunião com o secretário da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Wanderson Costa, além do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).


Saiba mais: 

Marcelo Ramos confirma que o “PT do Amazonas planeja candidatura majoritária a vice-governador ou senador em 2026”

“Quero estar preparado, se tiver de assumir o governo do Estado”, revela Tadeu de Souza sobre ser a renovação do Amazonas na política


“Conversamos e abrimos diálogo com a liderança do prefeito de Manaus, o vereador Eduardo Alfaia, e, em seguida, houve uma reunião com o secretário da Semasc, Wanderson Costa. Ele prontamente nos atendeu, se reuniu com representantes da Semasc, do Implurb e da própria Secretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados para buscar uma solução para esses trabalhadores, que representam cerca de 30 famílias. Tenho certeza de que, com essas interlocuções, o problema será resolvido. O que eles querem é poder trabalhar com a segurança de que não serão retirados do local em fiscalizações nos fins de semana. Eles querem, justamente, a legalização, a licença para trabalhar de forma legal, sem precisar descumprir qualquer legislação municipal”, finalizou Carpê.

Assista ao vídeo: