Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Que ele renuncie ou seja impichado”, diz Nikolas Ferreira sobre Moraes

“Que ele renuncie ou seja impichado”, diz Nikolas Ferreira sobre Moraes

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 09 de agosto de 2025

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou seu perfil no X (ex-Twitter) na sexta-feira (8/8/2025) para sugerir que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes renuncie ao cargo ou seja submetido a um processo de impeachment.

Em sua postagem, Nikolas afirmou que Moraes “está cavando sua própria cova”.

Moraes está cavando sua própria cova financeira e de sua família. E quer arrastar o STF junto com ele. Ministros, soltem a mão desse cara logo. Que ele renuncie ou seja impichado”, escreveu Nikolas Ferreira.

Foto: Reprodução

A manifestação de Nikolas Ferreira ocorre após Alexandre de Moraes ser sancionado, desde 30 de julho, pela Lei Magnitsky — legislação que impõe sanções econômicas e sociais ao magistrado brasileiro. Essa lei inclui medidas obrigatórias e outras que podem ser aplicadas sob pressão do governo dos Estados Unidos.

Sobre o impeachment de ministros do STF, é válido destacar que nunca houve esse procedimento na história do Brasil. A abertura do processo depende do presidente do Senado pautar o pedido, independentemente do apoio da maioria dos senadores. Caso aceito, o pedido segue para uma comissão especial, cujo parecer será votado no plenário da Casa. Para aprovação do impeachment, é necessária maioria simples na comissão (41 votos) e dois terços dos senadores (54 votos) na votação final.

Qualquer cidadão tem o direito de apresentar um pedido de impeachment contra ministros do STF, mas o andamento do processo está sujeito às regras e ao critério da presidência do Senado, o que pode dificultar sua tramitação.