Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Senador do Acre propõe ‘Selo Verde’ para valorizar café sustentável da Amazônia

Senador do Acre propõe ‘Selo Verde’ para valorizar café sustentável da Amazônia

Produtores de café na Amazônia que adotarem boas práticas ambientais e sociais poderão receber o “Selo Verde Café Amazônia”. A proposta denominada Projeto de Lei (PL) 3.761/2025, foi apresentada pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), e visa reconhecer quem cultiva café de forma sustentável no bioma amazônica.

Conforme o texto, a ideia é valorizar práticas agroflorestais, o respeito às leis ambientais e o uso responsável dos recursos naturais, agregando valor à produção e abrindo novos mercados para os agricultores da região.

De acordo com o parlamentar, o Acre já figura entre os dez maiores produtores de café do Brasil, com destaque para os cafés clonais da variedade robusta, que se têm adaptado muito bem ao clima da região.

“O nosso café já é reconhecido pela qualidade; agora queremos que também seja reconhecido pela responsabilidade ambiental. Esse selo é uma forma de premiar quem produz com consciência”, destacou Petecão.

O selo será concedido aos cafeicultores que comprovarem boas práticas ambientais e sociais, com validade de dois anos e possibilidade de renovação. A certificação poderá ser usada na promoção dos produtos, fortalecendo a imagem do café amazônico no Brasil e no exterior.


Saiba mais: 

PL na Aleam sugere desintoxicação de recém-nascidos de mulheres dependentes químicas pelo SUS

“Não vamos recuar”, avisa David Almeida ao citar servidores agredidos em ordenação do Centro de Manaus


A certificação agregaria valor ao produto e abriria espaço para novos mercados, no Brasil e no exterior.

*Com informações da Câmara dos Deputados.