Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ao lado de Arnold Schwarzenegger, Wilson Lima defende protagonismo do Amazonas na agenda ambiental global em evento

Ao lado de Arnold Schwarzenegger, Wilson Lima defende protagonismo do Amazonas na agenda ambiental global em evento

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 26 de julho de 2025

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou nesta sexta-feira (25/7) do painel “Diálogo sobre Protagonismo Subnacional em Clima e Florestas”, promovido pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), durante a programação do Festival Expert XP, em São Paulo. O evento reuniu lideranças nacionais e internacionais da agenda climática, incluindo o ex-governador da Califórnia e ator Arnold Schwarzenegger, além de representantes de diversos estados da Amazônia Legal.

Wilson Lima defendeu o protagonismo do Amazonas na agenda ambiental global, destacando como eixos centrais de sua fala a inclusão social, a descentralização dos recursos climáticos e a valorização dos povos da floresta. O governador enfatizou que soluções globais para o clima precisam partir dos territórios, com a participação efetiva de quem historicamente mantém a floresta preservada.

Ao lado de Arnold Schwarzenegger, Wilson Lima defende protagonismo do Amazonas na agenda ambiental global
(Foto: Diego Peres/Secom)

Durante sua apresentação, Lima destacou o Manaus Action Plan for a New Forest Economy, documento lançado em março de 2022, durante a 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa, realizada na capital amazonense. O plano estabelece metas ambiciosas, como a redução de 80% do desmatamento até 2030, a implementação de financiamento inovador e flexível, a valorização das comunidades tradicionais por meio de repasses específicos, a cogovernança e o uso combinado de ciência, tecnologia e saberes locais como base para a formulação de políticas públicas sustentáveis.

“Acreditamos que a verdadeira transformação vem da cooperação, da inovação e da responsabilidade. É por isso que estamos trabalhando para garantir financiamento estratégico para infraestrutura verde, bioeconomia e manejo florestal inclusivo, junto com nossos parceiros do GCF”, declarou Wilson Lima durante o painel.

O governador defendeu mecanismos de pagamento por performance para os estados que historicamente contribuem para a preservação da floresta e propostas para descentralizar os fluxos financeiros, superando as barreiras de acesso aos fundos internacionais voltados ao clima.

Também presente no painel, o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, destacou os avanços do estado na implementação das políticas previstas no Manaus Action Plan. Taveira atua diretamente na articulação das ações do estado junto à GCF e afirmou que o plano hoje é uma referência global na construção de políticas públicas voltadas à nova economia florestal.


Saiba mais:


Wilson Lima também apresentou os principais investimentos do governo estadual em políticas ambientais e sociais, com destaque para o Plano Amazonas 2030, que tem como meta alcançar o desmatamento líquido zero até o fim da década. Ele reforçou que o desenvolvimento sustentável da Amazônia precisa passar necessariamente pela valorização de quem vive, trabalha e protege a floresta.

O governador também fez menção ao papel de Arnold Schwarzenegger, fundador e embaixador da coalizão GCF, criada em 2008. Atualmente, a organização reúne 45 estados e províncias de 11 países, representando aproximadamente um terço das florestas tropicais do planeta.

“A influência e a inspiração de Arnold Schwarzenegger são significativas, especialmente no que diz respeito à promoção de soluções que surgem nos estados, onde as questões climáticas e sociais se manifestam diretamente”, afirmou Wilson Lima.

Ao lado de Arnold Schwarzenegger, Wilson Lima defende protagonismo do Amazonas na agenda ambiental global
(Foto: Diego Peres/Secom)

Arnold Schwarzenegger relembra visita a Manaus

Durante o evento, Schwarzenegger recordou sua visita a Manaus, realizada a convite do diretor James Cameron no contexto do filme Avatar.

Segundo ele, a experiência foi transformadora e reforçou a importância de dar protagonismo às comunidades da floresta. O ex-governador também defendeu que estados e províncias devem ter voz ativa nas negociações internacionais sobre clima, especialmente diante da COP 30, que será realizada em Belém, em 2025.

Ao lado de Arnold Schwarzenegger, Wilson Lima defende protagonismo do Amazonas na agenda ambiental global
(Foto: Diego Peres/Secom)