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Projeto de Eduardo Braga que facilita compra de motos para mototaxistas avança no Senado

Projeto de Eduardo Braga que facilita compra de motos para mototaxistas avança no Senado

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 21 de junho de 2025

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, por unanimidade, um projeto de lei de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM) que institui uma linha de crédito facilitada para profissionais autônomos e informais que atuam como mototaxistas e motofretistas.

A medida, ainda sem número definido, prevê financiamento para aquisição de motocicletas novas ou seminovas, com condições privilegiadas para esse segmento.

O principal objetivo da proposta é renovar a frota desses profissionais, promovendo maior segurança, qualidade no transporte e inclusão financeira, já que muitos enfrentam dificuldades de acesso a crédito formal. Em suas justificativas, Braga ressaltou que, em diversas regiões do Brasil, o mototaxista é “a única opção de deslocamento” disponível à população.

Apesar de ainda depender de regulamentação, a proposta busca centralizar a oferta de crédito com taxas e prazos especiais, priorizando:

  • aquisição de motocicletas novas ou seminovas;
  • facilitação de acesso ao crédito formal para profissionais autônomos;
  • Melhoria das condições de trabalho, inclusive por meio da formalização desses trabalhadores.

Veja o documento:

Até o momento, os detalhes sobre prazos, taxas de juros e limites de financiamento ainda não foram divulgados publicamente.


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 Contexto legislativo

O projeto se soma a iniciativas similares em tramitação no Congresso, como o PL 3.986/2019, do senador Irajá (PSD-TO), já relatado por Eduardo Braga na CAE, que prevê isenção de IPI na compra de motos até 250 cm³ por mototaxistas, cooperativas e pessoas com deficiência aprovado na Comissão de Assuntos Sociais e, agora, analisado pela CAE .

Em paralelo, há outros projetos que visam incluir mototaxistas e motoboys em políticas públicas de mobilidade urbana, regulamentar seu trabalho via aplicativos e conceder subsídios como auxílio-gasolina, também defendido por Braga e pelo MDB.

Próximos passos

O texto segue para votação no Plenário do Senado e, se aprovado, será encaminhado à Câmara dos Deputados para apreciação. A expectativa é que, caso aprovado em ambas as Casas e sancionado pelo presidente da República, o projeto se torne lei ainda em 2025.

Especialistas em mobilidade urbana destacam que uma frota mais moderna pode reduzir acidentes e melhorar o atendimento, especialmente, em áreas com dificuldade de acesso. Já representantes classe afirmam que o acesso facilitado ao crédito é crucial para a dignificação do trabalho desses profissionais e a regularização de suas atividades.

O projeto que cria linha de crédito para mototaxistas corre no Senado com apoio unânime da CAE. Se transformado em lei, facilitará a troca da frota por motos novas ou seminovas com condições financeiras especiais, contribuindo para maior segurança e formalização dos serviços. A proposta agora avança para o Plenário e seguirá para a Câmara em seguida.

Veja o projeto em tramitação