
Risco para gatos: saiba porque você não deve deixar seu animal comer baratas, lagartixas ou ratos

Gatos têm comportamento de caçadores e, muitas vezes, eles acabam sendo hábeis em matar lagartos ou baratas, bem como, outros tipos de répteis e insetos. Porém, especialistas alertam que deixá-los comer esses animais pode trazer danos ao seu pet.
O biólogo Fabiano Soares faz o aviso sobre a saúde dos seus gatos.
Riscos: lagartixas
As lagartixas, apesar de serem inofensivas aos seres humanos, podem trazer problemas aos felinos que tentarem comê-las.
Caso engolido pelo pet, o lagarto pode transmitir o parasita Platytnosomum fastosum, um verme que causa a platinossomose felina.
“O ciclo é complexo, e ele envolve, justamente, as lagartixas como hospedeiras intermediárias”, descreve o biológo.
Esse parasita pode se alojar no fígado e ductos biliares do bichano. Apesar de silenciosa, essa doença pode evoluir para problemas sérios, como hepatite, icterícia e perda de peso — em alguns casos, levando até à morte.
Leia mais:
“Traficante de 4 patas”: Gato é flagrado contrabandeando maconha e crack para prisão na Costa Rica
Coceira em pets: conheça as principais causas e como prevenir
Riscos para gatos
Soares adverte que permitir que o seu gato coma um rato que ele caçou em casa também pode trazer riscos. Um deles é da transmissão da leptospirose, doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira.
As baratas, por sua vez, são consideradas vetores mecânicos, ou seja, por transitar em esgotos, elas são capazes de carregar bactérias e fungos. Um dos exemplos é a bactéria da Salmonella, ou mesmo a Escherichia Coli.
“Elas podem causar gastrointerites, vômitos e diarreias. São bactérias ligadas ao trato gastrointestinal”, alerta o profissional.
Deixar os gatos comerem baratas pode causar até mesmo a febre tifoide nos felinos. A doença infecciosa bacteriana é causada pela bactéria Salmonella Typhi. As baratas ainda podem carregar fungos causam micoses e alergias aos gatos.
Por isso, o ideal é deixar os gatinhos longes das pragas domésticas – ou, ao menos, evitar que eles se alimentem delas.
*Com informações de Metrópoles.