Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ligação com dono  da Cigas derruba presidente do Flamengo da presidência do conselho da Petrobras

Ligação com dono da Cigas derruba presidente do Flamengo da presidência do conselho da Petrobras

Jornalismo
Por Jornalismo | 04 de abril de 2022

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, oficializou, nesta segunda-feira (4), que desistiu da indicação para presidir o Conselho de Administração da Petrobras após a revelação das ligações dele com o empresário Carlos Suarez, dono da Companhia de Gás do Amazonas (Cigas) e outras distribuidoras pelo Brasil.

Landim foi indicado para o posto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) após desavenças com o atual presidente da Petrobras, o general Silva e Luna. A eleição ocorreria no dia 13 deste mês. Na mesma data conselho também aprovaria o nome do economista Adriano Pires para a presidência executiva da companhia.

Adriano Pires também mantém ligações com Carlos Suarez, mas até o momento segue indicado para presidir a Petrobras, a maior companhia brasileira e que está envolva em problemas políticos por conta dos seguidos aumentos de preços dos combustíveis.


Veja mais:

Bolsonaro volta a criticar a Petrobras e aumenta pressão sobre presidente da estatal

EXCLUSIVO | Instituto Iveritas aponta Lula à frente de Bolsonaro no Amazonas


 

Carlos Suarez é um velho conhecido da política amazonense e conquistou o controle acionário da Cigas no terceiro governo de Amazonino Mendes (1999-2002). Ele também se notabilizou por ser um dos sócios da empreiteira baiana OAS, sendo o S exatamente o de Suarez.

Em 2020 foi acusado de manipular a lei do gás para limitar a entrada de novas companhias no mercado amazonense, como foi o caso da Eneva, que hoje tem uma operação no município de Silves, na região do baixo Amazonas, e vende o gás que abastece as termoelétricas de Boa Vista (RR). Esse negócio só se tornou possível após a aprovação pela Assembleia de uma nova lei do gás, que foi sancionada pelo governador Wilson Lima.