
Rússia celebra cessar-fogo entre Irã e Israel: “É isso que a Federação Russa vem pedindo desde o início”

O governo da Rússia celebrou nesta terça-feira (24/6) o anúncio de um possível cessar-fogo entre Irã e Israel, encerrando dias de tensão no Oriente Médio. A declaração do Kremlin veio logo após o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, se reunir com o presidente Vladimir Putin, em Moscou.
“Se um cessar-fogo foi realmente alcançado, então pode e deve ser recebido com satisfação”, afirmou o porta-voz Dmitry Peskov a jornalistas. “É isso que a Federação Russa vem pedindo desde o início deste conflito. Esperamos que este seja um cessar-fogo sustentável”, ressaltou.
A imprensa internacional noticiou que Araghchi teria entregue a Putin uma carta do líder supremo iraniano, Ali Khamenei, solicitando apoio adicional da Rússia. Peskov, no entanto, negou a existência de qualquer documento formal, mas reconheceu que “alguns sinais” foram transmitidos durante o encontro.
“A reportagem da Reuters não reflete a realidade”, rebateu.
Ainda segundo o Kremlin, não houve discussões diretas sobre a resposta do Irã aos ataques americanos, durante as conversas em Moscou.
Leia mais:
Irã e Israel anunciam cessar-fogo após 12 dias de conflito
Trump critica Israel e Irã após novos ataques mesmo com cessar-fogo anunciado
Na véspera do anúncio, o Irã lançou mísseis contra bases americanas no Iraque e no Catar, mas os ataques foram interceptados com sucesso pelas defesas aéreas, sem deixar vítimas ou danos relevantes.
Aliado estratégico de Teerã na guerra da Ucrânia, o Kremlin condenou duramente os bombardeios dos Estados Unidos a instalações nucleares iranianas no domingo (22/6). De acordo com Peskov, o chanceler iraniano “elogiou a posição firme e clara” adotada pela Rússia durante a atual crise no Oriente Médio.
(*) Com informações da CNN Brasil.