
Senado aprova PL de Plínio Valério que prevê rastreamento de câncer de mama no SUS a partir dos 40 anos

O senador Plínio Valério (PSDB) teve um Projeto de Lei (PL) de sua autoria aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, nesta quarta-feira (9/7). O PL 499/2025, que prevê a realização do rastreamento do câncer de mama a partir dos 40 anos, recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
A novidade foi dita durante entrevista ao Programa Meio Dia Com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, também nesta quarta (9).
“Estou feliz da vida, apresentei um projeto, tem pouco tempo, (…) tramitou, já foi nas comissões e hoje foi aprovado na última comissão, Comissão de Assuntos Sociais, com o parecer fantástico da senadora Damares Alves”, frisou o parlamentar ao Meio Dia.
O projeto do senador amazonense antecipa o início do rastreamento do câncer de mama pelo SUS, ampliando o exame anual a partir dos 40 anos. A medida visa detectar a doença mais cedo e aumentar as chances de cura, reduzindo mortes e custos futuros com tratamentos complexos.
“Dr. Gerson Morão, me procurou com outros especialistas do Brasil todo para convencer de que é preciso a partir de 40 anos. 25% dos novos casos do câncer de mama acontecem em mulher a partir de 40 anos. (…) hoje, normativas e leis lá mandam que seja a partir de 50”, explicou Plínio.
Saiba mais:
Passe Livre Estudantil permanente é aprovado pela Câmara de Manaus
A proposta atende a recomendações de entidades médicas que divergem da política atual do Ministério da Saúde, destacando a importância do cuidado com a saúde da mulher.
Com a aprovação no Senado Federal, o texto seguiu para a Câmara dos Deputados para ser discutido e tornar lei por definitivo.
“Nós sabemos que lá tem um tempo a percorrer. (…) A gente pode assim colaborar com as nossas mulheres”, afirmou o senador para o Meio Dia.
Assista: