Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Serafim avalia que decisão do Cade pode viabilizar instalação de polo portuário em Itacoatiara

Serafim avalia que decisão do Cade pode viabilizar instalação de polo portuário em Itacoatiara

Jornalismo
Por Jornalismo | 19 de maio de 2022

O deputado Serafim Corrêa (PSB-AM) avaliou como acertada a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) de indicar o município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) como polo para a instalação de terminais de empresas de combustíveis como estratégia para conter o monopólio do setor por parte do Grupo Atem.

Na sexta-feira (13), a empresa obteve a autorização para a compra da refinaria Isaac Sabbá (Reman), instalada em Manaus. Caso seja efetuada, a transação vai tirar a Reman do domínio da Petrobrás e estender a atuação da empresa para o setor de refino de combustíveis. Atualmente, o Grupo Atem controla a distribuição de combustíveis no Amazonas com isenção de pagamentos de ICMS, PIS e Cofins.

“A vocação de Itacoatiara é portuária devido à localização estratégica, que facilita o abastecimento de municípios do rio Madeira e do Baixo Amazonas“, explicou Serafim. “Estou vendo que a campanha eleitoral deste ano será sangrenta a nível local e nacional. Por isso, faço um apelo para que realcem as propostas para colocar empresas de combustíveis em terminais de Itacoatiara”.

 


Leia mais:

 

A recomendação do Cade foi uma resposta a distribuidoras que entraram com ação judicial contra a venda da refinaria alegando prática de monopólio.

Serafim também defendeu, por razões estratégicas, a construção de um porto operacional em Manacapuru (a 100 quilômetros da capital) para dar robustez à estrutura logística do Amazonas. “Para fechar o ciclo e receber passageiros e cargas (das regiões) do Solimões, Purus e Juruá”.