Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Sonia Guajajara afirma que parte das queimadas no Brasil são praticadas por grupos negacionistas

Sonia Guajajara afirma que parte das queimadas no Brasil são praticadas por grupos negacionistas

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 25 de setembro de 2024

Pouco após o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na abertura da 79ª Assembleia das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (24/09), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, destacou a influência de grupos “negacionistas” nas recentes queimadas que afetam o Brasil.

Em entrevista ao portal Metrópoles, Guajajara ressaltou que, além das consequências das mudanças climáticas, parte dos incêndios pode ser resultado de ações deliberadas desses grupos, que se recusam a acreditar nas evidências científicas sobre o aquecimento global.

“Os incêndios no Brasil é lógico que são consequências do desmatamento, das grandes secas, mas também podem ser parte de ações de negacionistas que não acreditam nas mudanças climáticas e tendem a provar, de uma forma ou de outro, que isso não existe”, disse ela.

Os comentários da ministra estão alinhados com a fala de Lula durante seu discurso na ONU, onde o presidente também criticou o negacionismo climático. Lula afirmou que esse tipo de postura “sucumbe ante as evidências do aquecimento global”, reforçando a urgência de um combate coletivo às mudanças climáticas.


Saiba mais: