Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Tadeu de Souza defende ciência como ferramenta de governo e celebra protagonismo de pesquisadores amazonense

Tadeu de Souza defende ciência como ferramenta de governo e celebra protagonismo de pesquisadores amazonense

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 08 de julho de 2025

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), usou o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, celebrado nesta terça-feira (08/07), para reafirmar seu compromisso com a valorização da pesquisa, da inovação e do conhecimento como pilares permanentes das decisões do Estado.

Com ações já colocadas em prática durante crises recentes, como a histórica estiagem de 2023, e entregas voltadas à formação tecnológica no interior do Amazonas, Tadeu destacou o papel estratégico da ciência para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos da região.

“Reafirmo meu compromisso com quem pesquisa, inova e busca soluções para os desafios do nosso estado. Mais que ouvir e apoiar, tenho trabalhado para trazer a ciência para o centro das decisões do Governo”, declarou o vice-governador nas redes sociais.

Tadeu relembrou que durante a maior seca registrada no Amazonas, liderou articulações com universidades e instituições científicas como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Embrapa, o que resultou na criação de um Comitê Técnico-Científico para subsidiar o Governo do Estado com dados técnicos e orientações estratégicas.


Saiba mais: 

Prestação de contas de Arthur Neto em 2020 ainda percorre nos corredores da CMM

Suspeita de nepotismo: David Reis é alvo de denúncia no TCE-AM por nomear tia na CMM


 

(Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria)

A atuação conjunta foi responsável por nortear as decisões do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, garantindo mais precisão nas ações emergenciais em comunidades atingidas. Para Tadeu, esse modelo de cooperação deve ser replicado para diversas áreas da gestão pública.

Inovação e tecnologia para transformar o interior

Como parte de sua agenda de fortalecimento da ciência e inovação, Tadeu de Souza também comemorou entregas recentes no campo da formação tecnológica:

  • Em 2023, inaugurou o Stem Makerspace, laboratório de fabricação digital da UEA, com foco em capacitar até 10 mil estudantes da rede estadual do interior em tecnologias digitais e fundamentos da Indústria 4.0;
  • No mês seguinte, liderou a cerimônia de certificação do Laboratório de Ensaio de Produtos (LabEP), que se tornou o primeiro da Região Norte a ser reconhecido pelo Inmetro para realização de testes térmicos e mecânicos em isqueiros — passo que amplia a autonomia científica da universidade e dá suporte técnico ao Polo Industrial de Manaus (PIM).

Ao defender que a ciência ocupe um papel fixo na estrutura do governo estadual, Tadeu de Souza reforça sua visão de que políticas públicas bem-sucedidas exigem base técnica, diálogo com pesquisadores e planejamento orientado por dados reais.

Sua atuação vem sendo reconhecida por lideranças acadêmicas e institucionais como um sinal de que o Amazonas pode se tornar referência em decisões políticas sustentadas pela ciência — não apenas em momentos de crise, mas como política de Estado.