Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Trump cumpre ameaça e anuncia tarifa de 50% sobre exportações brasileiras aos EUA

Trump cumpre ameaça e anuncia tarifa de 50% sobre exportações brasileiras aos EUA

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 09 de julho de 2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (9/7) uma carta oficial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informando a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras aos EUA. A medida entra em vigor em 1º de agosto de 2025 e, segundo o republicano, será aplicada independentemente de outras tarifas setoriais já existentes.

Na carta, Trump atacou diretamente o Supremo Tribunal Federal (STF) e mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro como parte da motivação para a nova taxa. Para ele, o julgamento de Bolsonaro é uma “vergonha internacional” e representa uma perseguição política. Ele ainda acusou o STF de censura contra plataformas digitais americanas e de atentar contra a liberdade de expressão, sem apresentar evidências.

“Conheci e respeitei Jair Bolsonaro. O que o Brasil tem feito com ele é uma Caça às Bruxas que deve terminar imediatamente”, escreveu o presidente americano.


Leia mais

Trump ameaça o Brasil com novas tarifas comerciais: “Não tem sido bons para nós”

Rei Charles III aparece com olho vermelho em encontro com presidente francês


Trump alegou ainda que as novas tarifas se justificam pelos “anos de práticas comerciais injustas” e déficits bilionários que os EUA acumulam na balança comercial com o Brasil. Ele disse que o novo percentual é “menor do que o necessário” para equilibrar a relação e sugeriu que empresas brasileiras que produzirem em território americano poderão ser isentas da taxa.

“Se o Brasil decidir aumentar suas tarifas, qualquer valor adicional será somado aos 50% que aplicaremos”, alertou Trump.

Além disso, o republicano anunciou que iniciará uma investigação da Seção 301 — uma ferramenta que permite aos EUA retaliar países por práticas comerciais consideradas desleais. O responsável por conduzir esse processo será o Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer.

A medida é mais um capítulo da escalada protecionista de Trump, que nos últimos dias já havia anunciado tarifas contra países como Japão, Coreia do Sul, Argélia, Líbia e Filipinas. As ações fazem parte da política de “tarifas recíprocas”, que o presidente americano prometeu reforçar durante sua gestão, alegando proteger a indústria e os empregos norte-americanos.

*Com informações do G1.