Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
TSE descarta adiar eleições no Rio Grande do Sul em razão de enchentes, diz jornal

TSE descarta adiar eleições no Rio Grande do Sul em razão de enchentes, diz jornal

Diogo Rocha
Por Diogo Rocha | 20 de maio de 2024

Em caráter reservado, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dizem que é nula a chance das eleições municipais serem adiadas apenas no Rio Grande do Sul, conforme o blog da jornalista do O Globo, Vera Magalhães. A ideia foi cogitada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) devido às enchentes que assolaram praticamente todo o estado gaúcho desde o fim de abril.

Segundo ministros ouvidos pelo O Globo, apenas condições que inviabilizassem a realização da votação poderiam justificar o adiamento do pleito. Eles argumentam que a votação acontece em menos de cinco meses e não seria possível tomar essa decisão neste momento.


Leia mais:

Enchentes no Rio Grande do Sul: Acompanhe as principais notícias deste domingo (19/05)

Eduardo Leite lança o ‘Plano Rio Grande’ para reconstruir o RS


Ainda conforme os magistrados do TSE, existe ainda impedimentos de ordem jurídica, uma vez que adiar o pleito significaria prorrogar mandatos dos atuais prefeitos. Diante do argumento de que o adiamento ocorreu na pandemia, os ministros dizem que foi uma decisão uniforme para todo o país e que a Justiça Eleitoral não poderia organizar uma eleição apenas para o Rio Grande do Sul.

A ideia de discutir o adiamento das eleições de 2024 foi dada pelo governador Eduardo Leite, em entrevista ao O Globo. Ele disse que a troca de administradores em meio à reconstrução das cidades poderia levar a perda de efetividade nas políticas públicas, além do impeditivo de se gastar energia com uma campanha em meio a tantas urgências.

*Com informações do O Globo