Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Vaticano divulga detalhes dos últimos momentos do Papa Francisco antes da morte por AVC, aos 88 anos

Vaticano divulga detalhes dos últimos momentos do Papa Francisco antes da morte por AVC, aos 88 anos

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 23 de abril de 2025

O Vaticano divulgou os últimos momentos do Papa Francisco antes de morrer de um acidente vascular cerebral (AVC), na segunda-feira (21/4). A despedida do líder religioso foi marcada por um agradecimento ao enfermeiro que cuidou de Francisco e um aceno de despedida.

Surpresa aos fiéis

Antes da celebração, no domingo de páscoa (20/4), Francisco cogitava fazer uma surpresa aos fiéis e realizar um passeio de papamóvel após a bênção na Basílica de São Pedro. O papa, no entanto, chegou a hesitar.

“Você acha que eu dou conta?”, perguntou ele ao enfermeiro Massimiliano Strappetti, que o tranquilizou e o ajudou a organizar o passeio. No sábado (19/4), eles revisaram juntos o trajeto que Francisco faria no dia seguinte.

Imagem: Reprodução

Última aparição

Nas últimas horas de vida, o papa acenou aos fiéis e fez um breve pronunciamento. Ao longo da missa, os celebrantes leram a homilia e a bênção Urbi et Orbi redigidas por ele.

“Neste dia, gostaria que voltássemos a ter esperança e confiança nos outros, mesmo naqueles que não nos são próximos ou que vêm de terras distantes, com usos, modos de vida, ideias e costumes diferentes dos que nos são familiares, porque somos todos filhos de Deus”, disse o líder religioso em seu discurso.

Imagem: Reprodução

Em seguida, Francisco embarcou no papamóvel e acenou para cerca de 50 mil fiéis que estavam na Praça de São Pedro. Após passar 38 dias internado com uma pneumonia bilateral, aquela foi a primeira vez que ele esteve em meio ao público.

Agradecimento ao enfermeiro

Segundo o Vaticano, Francisco finalizou o passeio “cansado, mas contente”. Ele também agradeceu ao enfermeiro Strappetti por ajudá-lo na missão.

“Obrigado por me trazer de volta à Praça”, disse ele.


Leia também:

Líder da religião islâmica lamenta morte do papa Francisco: “Um verdadeiro amigo dos muçulmanos”

Vaticano confirma: Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca


Visita do vice-presidente dos Estados Unidos

Após a missa, o papa recebeu o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance. O encontro aconteceu por volta das 11h30 (6h30 em Brasília), na Casa Santa Marta — onde Francisco morava. A reunião durou apenas alguns minutos e o papa presenteou Vance com uma gravata com o brasão do Vaticano e um terço. O pontífice também deu ovos de Páscoa para os filhos do vice-presidente.

Imagem: Reprodução

“É um prazer vê-lo em melhor estado de saúde”, disse J.D. Vance. “Obrigado por me receber. Rezo pelo senhor todos os dias. Que Deus o abençoe”, finalizou ele.

Morte do papa

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda aos 88 anos. Ele passou 38 dias internado para tratar do seu quadro de pneumonia bilateral, e estava se recuperando.

Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013. Francisco ocupou por 12 anos o cargo máximo da Igreja Católica.

*Com informações de Vatican News