Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Usar boné com frequência pode causar calvície? Entenda

Usar boné com frequência pode causar calvície? Entenda

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 23 de março de 2025

O hábito de se usar boné todos os dias, para os homens, pode representar uma questão de moda, ou de conforto, ou de busca por identidade.

Porém, o que muitos que usam boné (ou também chapéu ou qualquer outro acessório que cubra a cabeça totalmente) podem não saber é que, quando usados sem cuidados adequados, esse item entra na lista de fatores externos que podem contribuir para a queda de cabelo.

Além disso, o homem, ao usar boné para tentar esconder o processo de calvície, pode acabar ajudando a acelerá-lo.


Leia mais:

Saúde mental: 440 mil brasileiros se afastaram do trabalho em 2024 por transtornos mentais

Mulher tem o cabelo preso em sugador de piscina e fica com cervical quebrada no RS


Os efeitos de se usar boné por dias, meses e anos

O boné não tem influência na calvície, conhecida por alopecia androgenética, porque esta é causada basicamente por fatores hormonais e hereditários. Porém, ele pode acabar contribuindo para outro tipo de queda de cabelo, a alopecia por tração.

O efeito do uso prolongado do boné apertado na cabeça equivale ao de se puxar e prender o cabelo em trança ou em rabo de cavalo, pois quando há atrito e os fios são tracionados de forma muito intensa, a raiz aos poucos vai sendo machucada, e assim o cabelo começa  a enfraquecer e por consequência, morrer. Essa perda dos fios é principalmente sentida na testa e nas entradas, que são regiões mais sensíveis.

Como a perda de cabelo provocada pelo uso contínuo do boné também demora muito tempo até dar os primeiros sinais, a pessoa começa a aceitá-la como se fosse um processo natural de envelhecimento.

O problema está em usar o boné o tempo todo. Ele pode abafar a região do couro cabeludo e, principalmente nos dias quentes, aumentar sua transpiração e oleosidade. Isso pode provocar ou piorar doenças de pele capazes de levar à perda dos cabelos, como acne, dermatite seborreica, que causa coceira, inflamação do couro cabeludo e caspa, e eczema.

Se o boné ficar molhado de suor e não for higienizado, ele também pode favorecer a multiplicação de fungos e bactérias que causam infecções e até mesmo micoses, que também levam à perda dos cabelos e podem ser transmitidas se o acessório for de uso compartilhado.

O uso de boné não é contraindicado, até porque ele ajuda a proteger os calvos de queimaduras solares e consequentemente do câncer de pele. Mas se houver queda de cabelo por doença no couro cabeludo, a orientação é evitá-lo, para que a região possa oxigenar.

Como usar o acessório

Hoje em dia, não é necessário esconder a careca com boné, pois estão disponíveis diversos tratamentos eficazes para a queda de cabelo, como medicamentos, terapias capilares e transplantes. Consultar um dermatologista ou especialista em tricologia é a melhor forma de escolher a opção mais adequada para seu caso.

Para evitar a queda de cabelo por tração, especialistas recomendam:

  • que o boné não fique muito apertado na cabeça;
  • não o use por longos períodos ininterruptos;
  • não o use em dias nublados ou em ambientes fechados;
  • pessoas com tendência a queda de cabelo devem usar modelos de tecidos leves, e ventilados.

Com informações de UOL (Viva Bem).