Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Arbitrária, ilegal e desesperada”, diz Venezuela sobre tarifa de 25% dos EUA imposta ao petróleo venezuelano

“Arbitrária, ilegal e desesperada”, diz Venezuela sobre tarifa de 25% dos EUA imposta ao petróleo venezuelano

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 24 de março de 2025

O governo da Venezuela repudiou nesta segunda-feira (24/3) a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 25% a qualquer país que compre petróleo e gás venezuelanos. Em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, a medida foi classificada como “arbitrária, ilegal e desesperada”.

Segundo o chanceler Yván Gil, a tarifa secundária anunciada por Trump representa mais uma tentativa de coerção econômica contra a Venezuela, mas não surtirá efeito.

“Eles não conseguiram, e não conseguirão, nos parar. A política de pressão máxima falhou na Venezuela e ao redor do mundo”, afirma o comunicado.


Leia mais

Tarifaço americano e fala de Haddad influenciam a bolsa de valores nesta segunda-feira (24/03)

Nepotismo: MPAM solicita exoneração de subsecretário, irmão de vice-prefeita de Parintins


Ações internacionais

Diante da ameaça, o governo venezuelano afirmou que recorrerá a organismos internacionais para denunciar a medida e tomar as providências cabíveis.

A decisão dos EUA ocorre em meio a novas acusações de Trump contra a Venezuela. O republicano afirmou, sem apresentar provas, que o país sul-americano teria enviado criminosos e membros de gangues, como o Tren de Aragua (TdA), aos Estados Unidos de forma proposital.

*Com informações da CNN Brasil.