Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Vereador Marco Castilhos apresenta projeto para criar central de atendimento à pessoa com deficiência em Manaus

Vereador Marco Castilhos apresenta projeto para criar central de atendimento à pessoa com deficiência em Manaus

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 04 de junho de 2025

O vereador Marco Castilhos (União Brasil) apresentou, nesta quarta-feira (4/6), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação da Central “Voz PcD” — um canal direto para atendimento e recebimento de denúncias relacionadas a pessoas com deficiência (PcDs) na capital amazonense.

Segundo o vereador, o objetivo do projeto é estruturar um sistema integrado entre as secretarias municipais de Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social. A proposta visa facilitar que pessoas com deficiência e seus familiares possam acionar o poder público em casos de violações de direitos, maus-tratos ou ausência de assistência adequada.

“Este projeto surge como resposta às diversas demandas recebidas pela Comissão da Pessoa com Deficiência da CMM, da qual sou presidente”, explicou Castilho.

O parlamentar também destacou a importância de garantir um canal acessível e funcional para denúncias.

“A gente tem trabalhado projetos de lei em parceria com a Prefeitura de Manaus, buscando garantir um canal direto para denúncias. Sabemos que, recentemente, ocorreram diversos casos de maus-tratos e agressões a pessoas com deficiência em nossa capital”, afirmou.

Castilho reforçou que o projeto tem como finalidade tornar o atendimento mais eficiente e acessível às pessoas com deficiência.

“Essa proposta visa implantar a Central Voz PcD dentro da estrutura da Prefeitura de Manaus, integrada às secretarias responsáveis por garantir os direitos desse público. Atualmente, não existe nenhum canal específico para esse atendimento, e isso precisa mudar”, finalizou.


Leia também:

Amazonas firma acordo com a Polícia Federal para uso compartilhado de hangar no Aeroportos Eduardo Gomes

Empresários de Manaus são presos com R$ 1,2 milhão em espécie em aeroportos de Brasília


Tramitação

O Projeto de Lei nº 231/2025 foi aprovado em deliberação e agora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Após o parecer, o texto será encaminhado às demais comissões temáticas e, posteriormente, ao plenário para votação definitiva.

Se aprovado, a Prefeitura de Manaus será obrigada a criar o canal, que funcionará de forma interligada com os sistemas das principais secretarias responsáveis pela promoção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência no município.

Assista o vídeo: