Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Vereadores ameaçam pedir prisão de dono da Via Verde por descumprir lei que regula trabalho de cobradores de ônibus em Manaus

Vereadores ameaçam pedir prisão de dono da Via Verde por descumprir lei que regula trabalho de cobradores de ônibus em Manaus

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 14 de abril de 2025

Nesta segunda-feira (14/04), após a empresa Via Verde Transportes Coletivos adquirir 20 ônibus novos sem espaço destinado aos cobradores e gerar revolta nos funcionários, os vereadores Jaildo Oliveira (Partido Verde) e Sargento Salazar (PL) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) reagiram e acusaram a empresa de desrespeitar uma lei municipal e ameaçando levar o caso à Justiça com pedido de prisão do proprietário da empresa.

O protesto teve início com trabalhadores da própria Via Verde, que se reuniram e foram à Câmara para denunciar que os novos veículos foram comprados sem cadeiras para os cobradores, o que pode representar uma tentativa de extinguir a função e aumentar o desemprego na categoria.

Diante da denúncia, os vereadores Jaildo Oliveira, Rodinei Ramos (Avante) e Sargento Salazar se colocaram publicamente ao lado dos trabalhadores. Eles anunciaram a criação de uma Comissão Especial para acompanhar o caso de perto e não descartaram acionar o Ministério Público ou até mesmo a Justiça, exigindo que a empresa se adeque à legislação vigente.

Os parlamentares alegam que a empresa está indo contra a Lei Ordinária nº 2.923, de 28 de junho de 2022, que altera a Lei nº 2.898, de 9 de junho de 2022, ambas em vigor e responsáveis por regular o serviço de transporte coletivo de passageiros na capital amazonense.

Em entrevista à Rede Onda Digital, o vereador Jaildo foi contundente ao falar sobre a gravidade da situação:

“Existe uma empresa que não quer cumprir a lei, que é a Via Verde. Ela trouxe mais de 20 ônibus sem cadeira de cobrador para atender a população, induzindo o desemprego. Então os cobradores estão preocupados com essa questão e vieram pedir apoio na Câmara. Quero dizer à Via Verde que, se ela continuar desrespeitando a lei, nós vamos pedir a prisão do dono”, afirmou.


Saiba mais:


Jaildo reforçou que, caso a empresa não reverta a decisão e instale as cadeiras para os cobradores nos novos ônibus, irá acionar o setor jurídico da Câmara, junto com outros parlamentares, para garantir o cumprimento da lei:


“Se ele [o dono da Via Verde] não recuar e colocar cadeiras para cobradores nesses ônibus, vou pegar meu jurídico, junto com outros vereadores, e pedir a prisão dele para que ele cumpra a Lei Municipal”, completou.

O vereador Sargento Salazar também falou à Rede Onda Digital e reiterou seu compromisso com os trabalhadores e com o cumprimento da legislação:


“Sempre vou estar ao lado do trabalhador. Se existe uma lei, ela precisa ser cumprida. Só essa empresa está descumprindo. Todas as outras estão cumprindo a lei, e por que essa está descumprindo? Então, nós vamos juntar todos os jurídicos para ver se cabe a prisão dele por descumprir a lei”, declarou.

Veja as declarações dos vereadores: