Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Wilson Lima se reúne com presidente da Infraero para tratar de aeroportos no interior

Wilson Lima se reúne com presidente da Infraero para tratar de aeroportos no interior

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 03 de dezembro de 2024

Nesta terça (3/12), o governador Wilson Lima se reuniu em Brasília com o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Amado Barzellay. Lima propôs prioridade na transferência de outorga dos aeroportos de Parintins, Carauari e Barcelos para gestão da empresa pública federal, com o objetivo de que os espaços passem a contar com melhor infraestrutura.

O governador disse que a medida busca, além de oferecer melhores condições em infraestrutura, a manutenção dos terminais aéreos, levando em conta municípios estratégicos para a aviação regional. Ele afirmou:

“As equipes da Infraero juntamente com as equipes do Estado vão se reunir para que possamos entender como está a estrutura do ponto de vista técnico e a necessidade de investimento. A nossa ideia é que a partir do ano que vem a gente já comece a formalizar essas tratativas”.

Também na reunião, Barzellay informou que a medida prevê que a União passaria ser a responsável pela gestão dos terminais e utilização de recursos próprios para investimentos. Com isso, a expectativa é que tanto a infraestrutura aeroportuária, permitindo fluxo maior de aeronaves, quanto o atendimento aos passageiros ganhe em qualidade e eficiência.


Leia mais:

Wilson Lima lança editais em CT&I, totalizando mais de R$ 730 milhões em investimentos

PF prende três mulheres tentando embarcar com maconha nos aeroportos de Tefé e Manaus


Durante a reunião, o governador Wilson Lima explicou sobre a importância de transferência de gestão dos três aeroportos para a Infraero como um plano piloto, levando em conta a alta demanda de passageiros que buscam voos de turismo e a trabalho.

No caso de Parintins e Barcelos, o governador destacou o Festival de Parintins e a pesca esportiva como eventos propulsores de passageiros, os quais exigiriam terminais aéreos maiores. Em Carauari, a proximidade com Coari, cidade estratégica para exploração de gás e petróleo de Urucu, também foi exposta como área de prioridade para a negociação.

Também segundo Lima, a expectativa é ampliar a ação para outros aeroportos do Amazonas, observando o interesse das prefeituras municipais na transferência.