
URGENTE: EUA vai revogar vistos de Alexandre de Moraes e outro ministros do STF

Os vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, e demais ministros aliados, serão revogados. A informação foi confirmada pelo Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18/7), por meio de sua conta na rede social X (antigo Twitter). A decisão, segundo Rubio, tem como base diretrizes do presidente Donald Trump relacionadas à liberdade de expressão.
Na publicação, Rubio cita diretamente o presidente americano: “Trump foi claro ao afirmar que sua gestão responsabilizará estrangeiros envolvidos em atos de censura contra manifestações protegidas por lei nos Estados Unidos”. O secretário ainda afirma que Moraes teria promovido uma perseguição política contra Jair Bolsonaro, o que teria gerado um “ambiente de repressão à liberdade de expressão que extrapola os limites do Brasil e impacta também cidadãos americanos”.
Leia mais
Bolsonaro agradece carta de Trump e diz ser alvo de tentativa de exclusão política
Flávio Bolsonaro faz postagem comentando tarifaço do Trump, mas apaga horas depois
Rubio encerra a nota dizendo que determinou a revogação imediata dos vistos de Moraes, seus aliados no STF e familiares diretos.
A declaração ocorre no mesmo dia em que Jair Bolsonaro (PL) passou a usar tornozeleira eletrônica, por determinação do Supremo Tribunal Federal. A medida atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que alertou para o risco de fuga do ex-presidente e para possíveis tentativas de intimidação contra autoridades brasileiras.
Além da tornozeleira, Bolsonaro está proibido de acessar embaixadas, manter contato com diplomatas e investigados, usar redes sociais e deve respeitar um recolhimento domiciliar noturno, medidas que ele classificou como “suprema humilhação”.