Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Amazonas registra mais de 28 mil casos de arboviroses no primeiro trimestre do ano, aponta FVS

Amazonas registra mais de 28 mil casos de arboviroses no primeiro trimestre do ano, aponta FVS

Jornalismo
Por Jornalismo | 30 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (30/05), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulgou informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas. As arbovireses também são conhecidas como dengue, Zika, chikungunya e febre amarela.

Segundo a FVS-RCP, em conjunto com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Amazonas registrou entre janeiro e maio deste ano 28.065 casos suspeitos de arboviroses, com 4.770 casos de dengue, 13 de chikungunya, 48 de zika, especificamente por critério laboratorial, 3.281 casos de febre Oropouche e 113 de febre do Mayaro.


LEIA MAIS:

Secretaria de Saúde confirma sete mortes por leptospirose nas enchentes do RS

FVS amplia vacinação contra covid-19 com imunizante monovalente XBB SpikeVax


A melhor forma de evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação de mosquitos transmissores das doenças.

Além dessas medidas, a prevenção contra a febre Oropouche envolve evitar adentrar em locais de mata e beira de rios (principalmente entre 9 e 16 horas), limpeza de quintais, evitando o acúmulo de matéria orgânica e, quando possível, o uso de repelentes é recomendado.

O informe Epidemiológico das Arboviroses está disponível aqui.