
“O fogo está confinado”, diz subcomandante dos Bombeiros, sobre combate a incêndio na Effa Motors

O coronel Heliton de Souza, subcomandante das operações do Corpo de Bombeiros do Amazonas, falou na manhã desta quarta (6/8) à imprensa sobre o combate ao incêndio na fábrica da Effa Motors no bairro Distrito Industrial II, na zona Leste de Manaus, que continua e já passa das 20 horas.
“Trata-se de um material de altíssima inflamabilidade presente na fábrica, e tóxico. Não estamos usando só água para combater o incêndio, mas também espuma sintética, muito apropriado para esse tipo de situação. Mas a quantidade de material presente é enorme. Então, para combater esse incêndio precisa de uma enorme quantidade de recursos, e é isso que o governo do estado e a corporação têm lançado mão para controlar essa ocorrência”.
Ele também falou sobre o andamento dos trabalhos, e o risco para prédios vizinhos devido ao calor das chamas:
“O fogo está controlado, está confinado. As chamas não se extinguiram, como dá para se observar, mas não há risco de propagação nem nunca houve chance de se alastrar para a retaguarda dos galpões. Quanto ao telhado do galpão próximo, há risco dele cair. Mas estamos tomando ações de segurança para evitar que qualquer pessoa venha a sofrer um acidente”.
Veja abaixo:
Leia mais:
Suspeito de atear fogo em viatura da Guarda Municipal é preso em Manaus; vídeos
Ele também confirmou que não houve perda de vidas no incêndio, apenas ferimentos pontuais envolvendo trabalhadores da fábrica. A impressionante coluna de fumaça conseguiu ser vista à distância de vários pontos de Manaus.
As causas do incêndio permanecem desconhecidas até o momento.
A Onda Digital fez uma matéria com um resumo de tudo que já se sabe sobre o incêndio – leia aqui.