
Governo inaugura aeroporto reformado em Fonte Boa e amplia conexão aérea pelo Amazonas

O município de Fonte Boa, distante 678 quilômetros de Manaus, ganhou nesta quinta-feira (24/7) um aeroporto totalmente reformado e com capacidade ampliada.
A entrega foi realizada pelo governador Wilson Lima, que destacou a importância da obra para fortalecer a conexão aérea da região e garantir mais segurança aos passageiros.
“Estamos entregando essa estrutura com recursos do Governo Federal, parte do Estado e execução direta nossa. Tudo isso para dar mais segurança e tranquilidade para quem vai pousar e decolar aqui, e também para trazer uma rota fixa para o município de Fonte Boa e atender a população”, declarou o governador, que ainda participou da inauguração do Conjunto Habitacional Vovó Chiquinha na cidade.

Leia mais:
“Tadeu é uma folha em branco na política”, declara Marcelo Ramos sobre vice-governador
Governo brasileiro estuda possibilidade de criar seu próprio sistema de GPS
A obra no aeroporto é fruto da parceria firmada entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Infraestrutura, executada por um contrato entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MInfra) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
O investimento foi de R$ 7,39 milhões e contemplou a execução de serviços de recuperação e pavimentação da Pista de Pouso e Decolagem (PPD); da pista de táxi-aéreo e do pátio de estacionamento de aeronaves; construção de uma nova cerca patrimonial para delimitação das áreas de serviço e de segurança do local; sinalização horizontal da pista; entre outros.
Com a modernização, o aeroporto de Fonte Boa, que antes tinha uma baixa capacidade para receber voos, passa a ter capacidade de moderada a alta. O secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, destacou os avanços na infraestrutura do município.
“É uma pista de 1.300 metros, totalmente reformada e modernizada. Um pátio de aeronaves de mais de 5 mil metros quadrados. Temos muito orgulho de estar hoje entregando para a população essa nova pista do aeroporto de Fonte Boa”, disse.
Compromisso
Desde 2019, o Governo do Amazonas, por meio da Seinfra atuou na articulação de recursos junto à SAC, com propostas para a realização de obras de reforma e construção de aeroportos no Amazonas. Essa foi mais uma alternativa encontrada pelo Estado para desenvolver a malha aérea regional, reduzir as distâncias e levar avanços para o segmento.
Após a confirmação dos recursos articulados pela Seinfra, o interior do estado recebeu investimentos para a execução de obras aeroportuárias. Além de Fonte Boa, outros municípios também recebem obras e serviços de aeroportos, como Lábrea, Novo Aripuanã e Pauini. A ação faz parte do programa Aero Mais Amazonas e tem o objetivo de ampliar a malha aérea do estado.