Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Presidente Nacional do Avante convida Marcos Rotta para pré-candidatura ao Senado

Presidente Nacional do Avante convida Marcos Rotta para pré-candidatura ao Senado

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 03 de junho de 2025

Conforme antecipou à Rede Onda Digital em fevereiro deste ano, o chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, Marcos Rotta, surge como um pré-candidato para a disputa ao Senado Federal nas eleições de 2026.

Com o nome ligado ao grupo político de David Almeida, prefeito de Manaus e, dos senadores, Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), Rotta será uma vertente que pode acarear votos no próximo pleito.

Ainda sem a confirmação oficial de Marcos Rotta sobre se colocar à corrida de uma cadeira federal, especificamente ao Senado, o anuncio do convite veio do presidente nacional do partido Avante, Luis Tibé.

“E, com este objetivo, anuncio em primeira mão que convidei uma grande liderança do Estado, @MarcosRottaOficial, ex-vice-prefeito e atual chefe da Casa Civil da capital, para representar o Avante nas eleições de 2026, como pré-candidato ao Senado”, publicou em uma rede social.


Saiba mais: 

Fausto Jr sobre 2026: “Meu trabalho é ajudar a construir chapa de estadual, federal e candidatura de Wilson Lima ao Senado”

Para reeleição, Fausto Jr avalia: “Isso é normal, mas quero primeiro concluir meu mandato”


 

A reunião com a figura nacional ocorreu à portas fechadas com o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, os deputados estaduais, Abdala Fraxe e Daniel Almeida, o prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito, Renato Junior, além do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis, acompanhado de vereadores do partido Avante na casa legislativa.

“É muito gratificante ver quantas conquistas a união de um grupo pode trazer para a população! Parabéns à Direção Estadual do Avante! Contem sempre com o apoio da Nacional”, escreveu Tibé.

Bastidores

Em fevereiro deste ano, a Rede Onda Digital publicou um cenário para as eleições de 2026, onde o nome de Rotta poderia ser anunciado, chegando a disputar sua oitava eleição. O nome do chefe da Casa Civil surgiria como um “puxador de votos”. 

Nesta análise, Rotta foi visto como um “nome forte” por ter uma boa comunicação, transitando bem da extrema direita à extrema esquerda; ter o apoio do prefeito de Manaus e carregar um carisma entre os aliados e a população.

Rotta só precisará neste pleito trabalhar bastante numa base política no interior do estado.