Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Brasileira de 116 anos se torna pessoa mais velha do mundo, segundo instituto

Brasileira de 116 anos se torna pessoa mais velha do mundo, segundo instituto

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 04 de janeiro de 2025

Uma freira brasileira se tornou a pessoa mais velha do mundo após a morte da japonesa Tomiko Itooka: A rede de televisão NHK informou o falecimento de Tomiko em uma casa de repouso, ocorrido em 29 de dezembro. Ela também tinha 116 anos.

Com isso, Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, recebeu o “título” neste sábado (4/1). A informação foi confirmada pelo instituto Longeviquest, banco de dados que concentra informações sobre longevidade pelo mundo.

Inah nasceu em São Francisco de Assis (RS) e atualmente vive em Porto Alegre, na congregação das Irmãs Teresianas Brasil. Ela entrou na vida religiosa aos 16 anos, quando começou a estudar no internato de Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Ao longo da vida, ela morou em Montevidéu, no Uruguai, e no Rio de Janeiro, antes de voltar a morar no Rio Grande do Sul.


Leia mais:

Guinness realiza encontro entre a mulher mais alta e a mais baixa do mundo

Censo 2022: Brasil tem mais mulheres e população está mais velha


Ao completar 110 anos, a idosa recebeu uma bênção apostólica do papa. O reconhecimento do Vaticano veio acompanhado de um certificado que, segundo o Longeviquest, a freira deixa exposto no quarto onde mora. Em 2022, ela também foi reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil.

O Guinness World Records, o Livro dos Recordes Mundiais, que validou a japonesa Tomiko como a pessoa mais velha do mundo, ainda não anunciou quem vai passar a liderar a lista de pessoa mais velha.

O Brasil atualmente também detém o título de homem mais velho do mundo: O cearense José Martinho Neto tem 112 anos e hoje mora em um lar de idosos em Apuiarés, no Ceará.

*Com informações do UOL.