Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 01 de julho de 2025

O Boi Caprichoso garantiu, pelo quarto ano consecutivo, o título de Campeão Sustentável do Festival de Parintins. A torcida azulada destinou 706,94 kg de resíduos recicláveis, superando o Boi Garantido, que alcançou 680,42 kg. A vitória no projeto “Recicla, Galera” rendeu prêmios de R$ 20 mil ao bumbá e R$ 10 mil à torcida organizada Raça Azul.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sebrae e o Sistema Coca-Cola Brasil, e tem como objetivo transformar a rivalidade entre os bois em um movimento de conscientização ambiental.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a competição reforça o papel das torcidas na promoção de boas práticas ambientais.

“Caprichoso e Garantido mostram, mais uma vez, que é possível aliar paixão cultural e responsabilidade com a natureza. A verdadeira vitória é da Amazônia”, afirmou.

Coleta bate recorde

Ao todo, 1.387,36 kg de resíduos recicláveis foram coletados entre os dias 23 e 29 de junho, tanto nas máquinas automáticas instaladas no Espaço Sustentável quanto nos ecopontos montados dentro do Bumbódromo. Desses, 790,46 kg foram entregues via máquinas e 596,9 kg foram recolhidos durante as noites de espetáculo.

Nas máquinas, que trocaram latinhas e garrafas PET por brindes, o Caprichoso conquistou 417,34 kg em materiais, enquanto o Garantido alcançou 373,12 kg. No Bumbódromo, o boi da Baixa liderou com 307,3 kg, contra 289,6 kg da torcida azul. O resultado final foi decidido pelo desempenho superior do Caprichoso nas coletas externas.

Ao todo, 37.520 unidades de resíduos foram inseridas nas máquinas por 1.876 participantes — 995 destinaram os materiais ao Caprichoso e 881 ao Garantido.


Leia mais:

Suspeitos de assalto à joalheria no Amazonas Shopping são presos em Itacoatiara

Trio que assaltou joalheria no Amazonas Shopping é identificado por câmeras de segurança


Um legado para a cidade

Luane Pedreno, chefe do Escritório Regional do Sebrae em Parintins, destacou o impacto positivo da ação para a comunidade. “Mais do que uma disputa, o projeto tem se consolidado como um legado de educação ambiental. Ver as torcidas engajadas reforça nosso compromisso com a sustentabilidade da festa e da cidade.”

Já Eduardo Dias, diretor da Coca-Cola Brasil, reforçou a importância das parcerias. “O ‘Recicla, Galera’ une tradição e consciência ambiental. Além de dar visibilidade ao descarte correto, também fortalece a cadeia da reciclagem e promove inclusão social na Amazônia.”

Sobre o projeto

Na quarta edição, o “Recicla, Galera” segue mobilizando milhares de torcedores para um Festival de Parintins mais limpo e consciente. A iniciativa envolve órgãos públicos e entidades privadas, como a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e a GBR. Além de reduzir o impacto ambiental da festa, a ação gera renda e incentiva hábitos sustentáveis na comunidade.