Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Criaram o Casa Verde e Amarela que praticamente não saiu do papel”, declara Eduardo Braga sobre carência de projetos habitacionais  

“Criaram o Casa Verde e Amarela que praticamente não saiu do papel”, declara Eduardo Braga sobre carência de projetos habitacionais  

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 05 de maio de 2025

Nesta segunda-feira (5/5), o senador Eduardo Braga (MDB) falou sobre o processo de descontinuidade do Programa Minha Casa, Minha Vida’, na presidência de Jair Bolsonaro. Com isso, surgiu, segundo o parlamentar, uma carência de contratação. Segundo o senador, desde 2014 até este ano, foram 11 anos sem construção de projetos habitacionais.

“Eu preciso lembrar que no governo anterior, extinguiram o projeto Minha Casa Minha Vida, criaram o projeto Casa Verde Amarela, que lamentavelmente praticamente não saiu do papel. Daí, a grande carência que aconteceu porque ficaram anos sem contratar”, pontuou.

A declaração aconteceu durante coletiva de imprensa nesta segunda no canteiro de obras no Parque das Tribos, Zona Oeste da cidade, onde 576 apartamentos estão sendo construídos. O evento contou com a participação do senador Omar Aziz (PSD), prefeito de Manaus David Almeida (Avante), secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, Jesus Alves e demais presenças políticas.

Ainda de acordo com Braga, o processo tomou novamente forma após o encaminhamento de uma medida provisória pelo presidente Lula (PT), que restabeleceu o novo Minha Casa Minha Vida.

“E porque vem outra questão importante, a solução de continuidade. Aquelas unidades que estavam sendo construídas foram paralisadas. Tanto é que nós estamos neste momento, no dia de hoje, saindo daqui, vamos a presidente Figueiredo lançar a entrega de 400 casas que desde 2012 estavam inacabadas. Que somente agora, em 2025, com o novo Minha Casa, Minha Vida, estão sendo possíveis ser entregue”, declarou.


Saiba mais: 

Ministro das Cidades cumpre agenda na capital e interior do AM acompanhado de lideranças políticas

Povos Indígenas: parlamentares do AM alcançam mais de 300 matérias em defesa e amparo 


 

O senador afirmou que naquela época foi presidente da comissão mista que tratou da medida provisória.

“Ali nós fizemos toda a curva de aprendizagem que nós tivemos com o Minha Casa, Minha Vida 1, porque foi o maior programa até então de política habitacional no país. Aqui mesmo, no Amazonas, tanto eu quanto o Omar, fizemos muitas casas em função desse programa e ali nós tivemos uma curva de aprendizagem”, frisou o senador.

Assista a declaração do senador: