Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Cerveja: Benefício ou perigo? Descubra os riscos e como beber com consciência

Cerveja: Benefício ou perigo? Descubra os riscos e como beber com consciência

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 03 de março de 2025

Você já ouviu falar que a cerveja pode ser benéfica à saúde?  Antioxidantes, vitaminas do complexo B, e até a promessa de ajudar na pressão arterial são frequentemente citados. Porém, um estudo britânico de longo prazo alertou que, mesmo em quantidades moderadas, o consumo de cerveja pode aumentar o risco de doenças cerebrais e atrofia do hipocampo.

A nutricionista Dani Borges esclarece que, embora algumas pesquisas mostrem benefícios, a realidade é bem mais complexa. A ingestão de uma lata de cerveja não traz resultados para a saúde e, em quantidades maiores, pode até prejudicar a pressão arterial. Além disso, certos tipos de cerveja podem elevar o índice glicêmico e atrapalhar o emagrecimento e também afetar a produção de testosterona.


Leia mais:

Tadalafila: veja 7 dicas para turbinar tratamento para disfunção erétil

Carnaval aquece bares e restaurantes mas não planejam contratações de funcionários temporários, aponta pesquisa


Mesmo que a cerveja contenha pequenas quantidades de vitamina B6, ela não é a melhor fonte dessa vitamina. Outros alimentos, como pistache e amendoim, são muito mais eficazes para suprir as necessidades diárias.

Mas apesar de o consumo moderado de cerveja possa ter alguns benefícios, é fundamental ter consciência dos riscos. Para quem gosta de beber, a dica é consumir com moderação, optar por cervejas artesanais e intercalar com sucos. E se exagerar, a hidratação e uma alimentação rica em vitaminas podem ajudar a combater a ressaca.