
DSX 2025: “Celular é nosso remédio e nosso veneno”, defende Gisele Oshiro

A especialista em Inteligência Emocional, Gisele Oshiro, defendeu que as pessoas devem controlar o acesso ao telefone celular e redes sociais para reduzir os riscos de sofrer de “ansiedade digital”. “Quem manda no celular sou eu”, receitou, durante palestra, na tarde desta quinta-feira (31/7), no Digital Summit Experiencie (DSX).
Gisele Oshiro contou que muitas pessoas criam uma grande expectativa em torno de postagens nas redes sociais e não conseguem se desligar do telefone celular nem quando estão conversando com outras pessoas, assistindo uma palestra ou numa sala de aulas.
“Não é só curtida, a gente quer vender no digital e quando não conseguimos, isso gera frustrações, sentimento de que ninguém gosta da gente. É um problema, é algo tóxico e se não nos adaptarmos podemos cair (num quadro de) na ansiedade”, explicou.
Para reduzir o risco deste adoecimento digital, Gisele Oshiro afirma que a pessoa precisa conhecer o próprio perfil de usuário das redes. Neste sentido ela cita alguns perfis e suas características de postagens
- Planejador: “Eu, por exemplo, gravo meus vídeos para redes sociais de um mês e meio em apenas uma tarde. Tudo planejado”, ensina.
- Espontâneo: “Essa pessoa grava no flow (alto fluxo), acorda e já grava para os stories. Isso não pesa, pois sabem usar as diferentes redes. Sabe que são três reals por semana, três stories por dia e isso não pesa para quem tem este perfil”.
- Analítico: Perfil de quem segue um cronograma para divulgar seus vídeos e postagens nas redes;
- Reservado: Alguém que precisa começar a postar aos poucos, mas de jeito nenhum pode pensar em ficar fora deste mundo digital. Para quem tem esse perfil ela sugere que não desista e vá se adaptando aos poucos.
Saiba mais:
Homem (ainda) tem vantagens sobre máquinas, defende Marc Tawil
“Política é negócio, político é produto”, ensina o marqueteiro Lucas Pimenta
Dicas de Gisele Oshiro para driblar a ansiedade digital
Especialista em Inteligência emocional e consultora de empresas, Gisele Oshiro define alguns comportamentos que vão evitar problemas na hora de se relacionar com o mundo digital, seja para uso pessoal ou empresarial. Dentre estes comportamentos estão:
- Defina horários para postar, mas não pode ser o horário de lazer ou na madrugada;
- Unfollow de pessoas que não gostam de você: “Pessoas negativas vão te adoecer”, garante Gisele;
- Silencie notificações: “Notificações te tiram a presença. Não dá para estar conversando com alguém de olho nas notificações do celular. Isso faz mal para você e faz mal para ela”, explica;
- Respeite sua energia:Postar quando estiver chateado ou doente vai te prejudicar. “Tem dia que você está com energia baixa, melhor não postar”;
- Poste com intenção: “Dê sua opinião sobre o que é realmente relevante para você”;
- Contrate mentorias:Para ela, participar de eventos como o DSX e contratar uma mentoria vai fazer você crescer, ter mais conhecimento, estudar mais. “Invista em você”, completa;
- Faça pausas: Todos precisam tirar um tempo para sí e para a família, mas não adianta, por exemplo, sair de férias e levar o trabalho junto para fazer no celular, ensina a especialista;
- Busque equilíbrio de corpo, mente e espírito: “Nada controla mais a ansiedade do que o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Infelizmente só buscamos isso quando chegamos no fundo do poço”, relata a especialista.
O DSX é o maior evento de marketing, vendas e inovação do Norte, uma promoção da Agência Digital e TV Onda Digital, que movimentou aproximadamente seis mil pessoas ao longo desta quarta E quinta-feira no Centro Cultural Vasco Vasquez.