Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Primeiro eclipse total da Lua acontece nesta madrugada; saiba como ver

Primeiro eclipse total da Lua acontece nesta madrugada; saiba como ver

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 13 de março de 2025

Na madrugada de sexta-feira (14/3) ocorrerá o primeiro eclipse total da Lua de 2025. O fenômeno poderá ser observado em todo o território brasileiro, além de países da América do Norte, Central e do Sul.

Horários do eclipse lunar total

Segundo especialistas, o eclipse parcial terá início às 2h09 (horário de Brasília), quando a Lua começará a escurecer gradualmente. Às 3h26, começará a fase total do eclipse, momento em que o satélite natural assumirá uma tonalidade avermelhada, fenômeno conhecido como Lua de Sangue. O auge do evento acontecerá às 3h58, quando a Lua estará completamente encoberta pela sombra da Terra.

O que é um eclipse lunar total?

O eclipse total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados, e a Lua passa pela sombra projetada pelo planeta. Durante esse período, o satélite pode desaparecer temporariamente da visão ou adquirir uma coloração avermelhada devido à filtragem da luz solar pela atmosfera terrestre.


Leia mais

Zelensky se arrepende de discussão com Trump e diz estar pronto para acordo

EUA: Mulher sofre acidente de carro, e sobrevive após passar 6 dias nas ferragens


Por que o fenômeno é chamado de Lua de Sangue?

A tonalidade avermelhada acontece porque, mesmo sem receber luz solar direta, a Lua ainda reflete a luz que atravessa a atmosfera da Terra. Esse efeito faz com que os comprimentos de onda mais curtos da luz, como o azul e o verde, sejam dispersos, enquanto os tons avermelhados atinjam a superfície lunar.

Como observar o eclipse?

O fenômeno poderá ser visto a olho nu, sem necessidade de equipamentos especiais. No entanto, o uso de binóculos ou telescópios pode proporcionar uma visão mais detalhada e realçar a intensidade da coloração avermelhada.

O Observatório Nacional realizará uma transmissão ao vivo do eclipse a partir de 0h30 do dia 14. Os interessados poderão acompanhar o evento pelo canal do instituto no YouTube.