Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Embratur lança em Manaus plano para atrair turistas estrangeiros

Embratur lança em Manaus plano para atrair turistas estrangeiros

Gerson Severo Dantas
Por Gerson Severo Dantas | 01 de agosto de 2025

A Embratur lança, na próxima segunda-feira (4/8), em Manaus, o Plano Internacional de Marketing Turístico (2025-2027), o plano Brasis, voltado para a promoção do Amazonas internacionalmente

Elaborado por técnicos da Embratur, e contando com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), o plano vai desenvolver ações no exterior para reposicionar a imagem do Amazonas no mercado global.

No evento em Manaus, os técnicos da Embratur vão detalhar as diretrizes do Plano, que dará ênfase a atrativos amazonenses, como a biodiversidade única da Floresta Amazônica, a riqueza cultural, a sustentabilidade e as experiências de turismo de base comunitária.

A apresentação em Manaus faz parte de um roteiro nacional que percorrerá as 27 unidades da federação.

“O alinhamento proposto pelo encontro é fundamental para consolidar o Amazonas como um destino internacional ainda mais competitivo e preparado para receber um turista cada vez mais consciente”, diz a Embratur, em nota enviada a Onda Digital.

Participam do encontro o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis; do Sebrae a coordenadora de Comércio, Serviço e Economias de Futuro, Ana Clévia Guerreiro e a superintendente regional Ananda Carvalho Pessôa; do Governo do Estado, o presidente do Amazonastur, Marcel Alexandre.


Saiba mais:

Indústria de Material Bélico do Brasil estuda instalar unidade de P&D no Polo Industrial de Manaus

No DSX 2025: Rafael Liporace revela que o segredo de grandes empreendimentos são foco e crescimento passo a passo

DSX 2025: “Celular é nosso remédio e nosso veneno”, defende Gisele Oshiro

“Política é negócio, político é produto”, ensina o marqueteiro Lucas Pimenta

Homem (ainda) tem vantagens sobre máquinas, defende Marc Tawil


Dados da Embratur mostram potencial do Amazonas

O Amazonas tem atraído, ano após ano, visitantes internacionais interessados na experiência única da floresta amazônica, do ecoturismo e da cultura indígena. Conforme dados do Ministério do Turismo, entre 1,5% e 2% dos turistas estrangeiros que entram no Brasil escolhem o estado como destino principal.

Apesar da relevância ambiental e cultural da região, o número ainda é modesto se comparado a polos turísticos consolidados, como Rio de Janeiro e São Paulo, que juntos concentram mais de 60% desse fluxo.

A maior parte dos estrangeiros que visita o Amazonas desembarca em Manaus, motivada por cruzeiros, pesca esportiva, passeios de selva e expedições científicas.

Especialistas apontam que o potencial de crescimento é grande, mas depende de melhorias na infraestrutura, promoção internacional e conectividade aérea com outros países.