
Trump oficializa decreto de tarifas de 50% ao Brasil

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, assinou um decreto que oficializa a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida deve entrar em vigor no dia 6 de agosto, uma vez que passa a valer apenas sete dias depois da assinatura do decreto.
Trump argumentou que a assinatura do decreto é uma “emergência nacional” em virtude das ações incomuns praticadas pela política brasileira, que segundo o presidente dos EUA, prejudicam as empresas americanas, bem como o direito de liberdade e expressão de seus cidadãos.
Trump também tornou a citar a “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” ao ex-presidente Jair Bolsonaro como razão para a taxação.
Leia mais
Trump pune Índia com tarifa de 25% por negociar com a Rússia
VÍDEO: vulcão entra em erupção na Rússia após terremoto de magnitude 8.8
A Casa Branca também comentou a decisão, alegando que a mesma foi tomada com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, de 1977, que confere ao presidente dos EUA o poder de tomar medidas extremas em tempos de emergência nacional.
“O presidente Trump tem reafirmado consistentemente seu compromisso de defender a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos contra ameaças estrangeiras, inclusive salvaguardando a liberdade de expressão, protegendo empresas americanas de censura coercitiva ilegal e responsabilizando violadores de direitos humanos por seu comportamento ilegal”, alega o documento.
*Com informações da CNN Brasil.