Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Exportação de 95 toneladas de mel do Piauí é cancelada pelos EUA

Exportação de 95 toneladas de mel do Piauí é cancelada pelos EUA

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 12 de julho de 2025

A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis), sediada em Picos (PI), confirmou neste sábado (12/7) o cancelamento de uma importante remessa de 95 toneladas de mel orgânico para os Estados Unidos. A medida foi tomada por um cliente de longa data da cooperativa, diante da nova tarifa de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto.

Segundo o presidente da Casa Apis, Sitônio Dantas, a suspensão foi comunicada no fim da tarde de sexta-feira (11/7), pegando todos de surpresa. “O cliente alegou receio de que o produto chegue aos EUA já com a tarifa em vigor”, explicou. A carga seguiria até o Porto do Pecém, no Ceará, de onde seria embarcada para o exterior — mas agora permanece retida, com cinco contêineres já prontos e liberados pela alfândega.

Com sede a mais de 500 km do porto, a cooperativa afirma que os custos logísticos são altos e que o cancelamento prejudica não só os negócios, mas centenas de pequenos produtores do semiárido. “Estamos tentando negociar para, ao menos, embarcar o que já está no porto. A relação de confiança construída ao longo dos anos pode ajudar”, disse Sitônio.


Leia mais

Trump impõe tarifas de 30% sobre produtos do México e da União Europeia

“Se for chorar mandar audio”: brasileiros vão às redes sociais de Trump protestar contra tarifaço


De janeiro até agora, a Casa Apis já exportou cerca de mil toneladas de mel e previa repetir o volume até dezembro — contratos que agora estão em risco. Um novo carregamento, programado para segunda-feira (14), também foi suspenso enquanto a situação não se resolve.

Os Estados Unidos são o principal destino do mel brasileiro, absorvendo cerca de 80% da produção nacional. Em 2024, o Piauí liderou as exportações do setor, mesmo sem ser o maior produtor.

“O Nordeste se especializou na produção de mel orgânico e o Brasil hoje é o maior exportador desse tipo de mel no mundo. Essa medida tarifária atinge em cheio a agricultura familiar e afeta também o consumidor americano, que pode enfrentar escassez e aumento de preços”, alertou Sitônio.

(*)Com informações do G1