Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Filhote de onça-pintada é resgatado de família em Santo Antônio do Içá

Filhote de onça-pintada é resgatado de família em Santo Antônio do Içá

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 04 de fevereiro de 2025

Um filhote de onça-pintada foi resgatado nesta terça-feira (04/02) em Santo Antônio do Içá, município a 879 km de Manaus, após uma denúncia anônima enviada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAT) do município.

De prontidão a equipe da SEMAT, solicitou apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEC), para realizar o resgate do animal que vinha sendo criado em uma residência, localizada no bairro da Independência.

Após conversa com a família, o filhote macho batizado de “Golias”, foi levado pela equipe da Policia Militar a sede da Defesa Civil onde recebeu todo o atendimento veterinário necessário fornecido pela Prefeitura Municipal.

(FOTO: Dybala Gean/Ascom
(FOTO: Dybala Gean/Ascom

“Recebemos a denúncia ontem, e hoje pela manhã fomos na residência onde o animal estava. A família concordou em entregar o filhote, pois viu que ele iria representar um perigo para outras pessoas quando estivesse maior por ser um predador nato”, explicou Marcos Penha, coordenador do Meio Ambiente.

Animal foi levado a sede da Defesa Civil. (FOTO: Dybala Gean/Ascom )
Animal foi levado a sede da Defesa Civil. (FOTO: Dybala Gean/Ascom )

O filhote que tem apenas 8 meses está aguardando a autorização dos órgãos ambientais competentes para a sua liberação e translado do município, onde posteriormente poderá ser reintegrado ao seu habitat natural.


Leia mais:

MP investiga prefeitura de Manacapuru por denúncia de servidores sem remuneração

Justiça do AM determina que companhia aérea transporte cão em viagem nacional


Lembrando que a guarda em cativeiro de animais silvestres sem a devida autorização é considerada como crime ambiental. De acordo com a Lei 9.605/98, inserida no inciso III do artigo 29, que ainda proíbe a venda, exportação e aquisição destes animais.

A pena prevista para este crime é de 6 meses a 1 ano de detenção além de multa, podendo ser dobrada em caso de crime praticado contra espécie em extinção.