Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Israel diz que vai impedir que barco com ativista Greta Thunberg chegue a Gaza

Israel diz que vai impedir que barco com ativista Greta Thunberg chegue a Gaza

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 08 de junho de 2025

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, pediu ao Exército israelense neste domingo (8/6) que intercepte um barco com ativistas, incluindo a sueca Greta Thunberg, que planejam desafiar o bloqueio israelense e chegar até Gaza.

Operado pela Coalizão pró-Palestina da Flotilha da Liberdade, o iate Madleen, de bandeira britânica, deixou a Sicília em 6 de junho e está atualmente na costa egípcia, dirigindo-se lentamente para a Faixa de Gaza, que está sitiada por Israel. A intenção seria levar ajuda humanitária ao território palestino.

Em seu comunicado, Katz disse:

“Eu instruí o Exército a agir para que o Madleen… não chegue a Gaza.

Para a antissemita Greta e seus amigos propagadores de propaganda do Hamas, eu digo claramente: É melhor vocês voltarem para trás, porque não chegarão a Gaza”.

Segundo informações, o barco estaria a 48 horas de chegar a Gaza. Thunberg disse que se juntou à tripulação do Madleen para “desafiar o cerco ilegal de Israel e a escalada dos crimes de guerra” em Gaza e destacar a necessidade urgente de ajuda humanitária. Ela tem rejeitado acusações israelenses de antissemitismo.


Leia mais:

VÍDEO: Homem incendeia pessoas em passeata pró-Israel nos EUA; 8 ficam feridas

Bolsonaro cobra Greta, Leonardo DiCaprio e Emmanuel Macron sobre desmatamento na Amazônia


A guerra Israel x Palestina em Gaza

Israel entrou em guerra com o Hamas em outubro de 2023, depois que militantes islâmicos lançaram um ataque surpresa no sul de Israel, matando mais de 1.200 pessoas e levando 251 reféns de volta ao enclave, de acordo com os registros israelenses.

Mais de 54.000 palestinos já morreram durante a ofensiva israelense, de acordo com autoridades de saúde de Gaza, com grande parte do território palestino reduzido a escombros.

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem alertado que a maior parte dos 2,3 milhões de habitantes do território pode passar fome.

Katz disse que o bloqueio é essencial para a segurança nacional de Israel, que busca eliminar o Hamas.

Com informações de CNN Brasil.