Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
VÍDEO: Lula manda recado para Trump sobre taxação do aço: “Fale manso comigo”

VÍDEO: Lula manda recado para Trump sobre taxação do aço: “Fale manso comigo”

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 11 de março de 2025

Nesta terça (11/3), o presidente Lula (PT) disse que o chefe do Executivo dos Estados Unidos, Donald Trump, precisa respeitar o Brasil. O brasileiro fez seu pronunciamento na inauguração do Centro de Desenvolvimento de Produtos de Mobilidade Híbrida-Flex da Stellantis em Betim (MG).

Recentemente, Trump afirmou que o Brasil é um dos países que mais taxam os EUA; e há uma ofensiva judicial de aliados dele contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em resposta a isso, Lula disse:

“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado. É assim que a gente vai governar este país”.

Ele continuou:

“O Brasil não quer ser maior do que ninguém, mas o Brasil não aceita ser menor. Queremos ser iguais, porque sendo iguais a gente aprende a se respeitar mutuamente”.

Veja abaixo:

Em fevereiro, Trump formalizou a taxação de 25% sobre as importações de aço e alumínio. O aumento da alíquota afeta diretamente o Brasil, uma vez que o país é o terceiro maior exportador de aço para os EUA.


Leia mais:

Dólar dispara e fecha em alta após fala evasiva de Trump sobre possível recessão

Atlas: Gestão de Lula continua ruim para 50,8% dos brasileiros, diz nova pesquisa


Governo Lula investindo em transição energética

Segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a frota de veículos elétricos e híbridos deve ultrapassar 1 milhão até 2030. Híbridos flex (etanol + eletricidade) representarão 97% da frota híbrida até 2032.

Lula, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem defendido um modelo mais sustentável para a indústria automobilística no Brasil, seja no desenvolvimento de carros que emitam menos ou em combustíveis mais sustentáveis. O governo federal chegou a lançar o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação e o Programa Nacional do Diesel Verde, visando, justamente, à transição energética da matriz brasileira.

*Com informações de Metrópoles