Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro no caso de fraude em cartão de vacina

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro no caso de fraude em cartão de vacina

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 28 de março de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (28/3) o arquivamento da investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por fraude no cartão de vacinação contra a Covid-19.

A decisão do ministro segue entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), exposto na quinta (27).

Há um ano, a Polícia Federal concluiu que o ex-presidente cometeu os crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos. O procurador-geral, Paulo Gonet, sustentou que, embora Mauro Cid tenha dito em sua delação premiada que Bolsonaro ordenou a ele que inserisse dados falsos de vacinação, não há provas que corroborem sua versão.


Leia mais:

PGR defende prisão domiciliar para mulher que pichou estátua do STF

Bolsonaro vira réu pelo STF: quais serão as próximas etapas do processo?


Moraes concordou com o entendimento de Gonet. Em seu despacho, o ministro do STF escreveu:

“a legislação proíbe o recebimento de denúncia que se fundamente somente nas declarações do colaborador, exigindo-se, consequentemente, que seu oferecimento esteja embasado em provas autônomas e independente, além de informações surgidas a partir da colaboração devidamente ratificadas por outras provas”.

Moraes determinou ainda o fim da investigação contra o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) e o envio do caso contra os investigados para a Justiça do Distrito Federal, uma vez que não há mais autoridades com foro no caso.

*Com informações de CNN Brasil.