Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Lula não tem autonomia para tirar a Marina”, dispara Plínio Valério

“Lula não tem autonomia para tirar a Marina”, dispara Plínio Valério

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 09 de maio de 2025

Durante participação no programa Onda Popular, da Rede Onda Digital, nesta sexta-feira (9/5), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) voltou a criticar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e responsabilizou a titular da pasta pelos entraves na pavimentação da BR-319, importante rodovia que liga o Amazonas a Rondônia.

Segundo o parlamentar, a ministra representa o principal obstáculo à continuidade das obras e permanecerá no cargo, pois, segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não tem autonomia” para retirá-la do governo.

Marina Silva e presidente Lula
(Foto: Divulgação)

Plínio Valério acredita que Marina Silva é uma imposição de entidades internacionais e que Lula apenas a mantém para preservar a imagem do Brasil no exterior.

“O Lula engoliu porque as organizações internacionais obrigaram, impuseram a Marina. Se o Lula ousar tirar a Marina, ele vai ser execrado internacionalmente. Ele não tem autonomia para tirá-la. Pelo menos até a COP30, ela está blindada”, declarou o senador.

Veja:


Saiba mais:


O senador ainda relembrou que a promessa de pavimentar a BR-319 vem sendo feita desde a campanha presidencial de Dilma Rousseff, quando Lula esteve no Amazonas pedindo votos. Para ele, a pauta da BR-319 será novamente deixada de lado após a realização da COP30.

Ainda na entrevista, Plínio acusou a ministra Marina Silva de atuar em favor de interesses estrangeiros.

“Esse pessoal todo acha que é colonizador, na realidade não passam de colonizados. Foram convidados para o baile do imperador, vestiram a roupa da corte e acham que são cortesãos, mas não são. Eles estão a serviço do governo estrangeiro”, afirmou o senador.

Confira:

A BR-319 é tema recorrente no debate político da região Norte, principalmente entre lideranças do Amazonas que defendem a retomada da pavimentação como forma de integração e desenvolvimento.

Polêmica recente entre Plínio e Marina

Em março deste ano, o senador e a ministra viraram assunto na internet após Plínio, durante um evento da Fecomércio no Amazonas, fazer uma declaração considerada agressiva contra a Marina.

“Marina esteve na CPI das ONGs por 6 horas e 10 minutos. Imagine o que é tolerar Marina Silva 6 horas e 10 minutos sem enforcá-la”, disse Plínio Valério.

Marina Silva rebate Plínio Valério

Marina Silva também se manifestou sobre o caso durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, do CanalGov. Para ela, a fala do senador representa uma forma de incitação à violência e revela preconceitos enraizados.

“Isso é dito porque sou uma mulher, uma mulher preta, de origem humilde, que defende uma agenda que muitas vezes confronta interesses de alguns”, afirmou Marina.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Foto: reprodução/Marcos Oliveira)

Ela ainda criticou o tom de brincadeira usado por Plínio Valério ao fazer a declaração.

“Com a vida dos outros não se brinca. Quem faz ameaças rindo, tratando isso como algo trivial, só os psicopatas são capazes”, disse a ministra.