Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Plínio Valério revela vontade de “enforcar” Marina Silva e deputadas do Amazonas rebatem: “Machista”

Plínio Valério revela vontade de “enforcar” Marina Silva e deputadas do Amazonas rebatem: “Machista”

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 19 de março de 2025

As deputadas estaduais Alessandra Campelo (Podemos) e Joana Darc (União Brasil), usaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (19/3), para criticar a fala do senador Plínio Valério (PSDB-AM), que disse ter vontade de “enforcar” a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, durante a participação dela na CPI das ONGs.

“Ele fez um pronunciamento infeliz, no qual eu imaginei que ele pediria desculpas, mas hoje pela manhã eu assisti uma matéria na qual ele dizia que não podia ser considerado machista, pois ele era casado com uma mulher, pai de mulheres…como se ser marido, pai de uma mulher, irmão de uma mulher, fosse uma licença para você falar qualquer coisa…”, afirmou a parlamentar.

Alessandra também rebateu a fala do senador que afirmou que a esposa disse que “se ele tivesse 10% da paciência que teve com Marina, o casal nunca brigava”.

‘A decisão foi acertada’ diz Alessandra Campelo sobre isenção de IR para quem recebe até R$ 5 mil
Imagem: Deputada Alessandra Campelo

“Imagina que em casa ele não tem nem 10% da paciência que ele teve com a Marina, só com a Marina, ele teve vontade de enforcá-la”, declarou a deputada.

“A gente não pode dizer que é uma brincadeira porque no mundo a cada 10 minutos uma mulher é assassinada pelo seu companheiro e, se o senador não sabe, parte delas é estrangulada, é enforcada…”, reafirmou ela.

“Eu achei lamentável e decepcionante que ele não tivesse pelo menos, pedido desculpas…”, disse Alessandra.

A deputada falou ainda que nesta terça-feira (18/3), dia em que a fala do senador foi divulgada, recebeu uma mãe que perdeu a filha vítima de enforcamento pelo companheiro.

“Com certeza ela não considera brincadeira enforcar alguém”, finalizou.

Veja a fala da deputada:

Joana Darc se manifesta: “O senador errou!”

A deputada Joana Darc (União Brasil) também se manifestou contra a fala do senador. Na tribuna, ela disse que relembrou os ataques que viveu na política e que ficou revoltada.

“Não é brincadeira quando você diz que teve vontade de enformar uma mulher. Eu fiquei bastante revoltada…”, disse a deputada.

Joana Darc denuncia policial que matou cadela com tiro em hospital de Manaus:
Imagem: Deputada Joana Darc

Ela também alegou que Plínio deve um pedido de desculpas pela fala.

“Não vou aqui condenar, não vou dizer que o senador é a pior pessoa do mundo, mas ele errou. Eu acho que ele deve um pedido de desculpas”, disse ela.

Acompanhe a fala de joana:


Leia também:

Após polêmica, Plínio Valério diz que declaração em evento foi “tirada de contexto”

Roberto Cidade confirma concurso público da Aleam após 14 anos


A fala do senador Plínio Valério 

As declarações polêmicas do senador Plínio Valério (PSDB) foram feitas na última sexta-feira (14/3), em um evento da Fecomércio-AM, em Manaus. Na declaração, o político disse ter tido vontade de “enforcar” a ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Marina Silva, durante a participação dela na CPI das ONGs.

“A Marina teve, na CPI das ONGs, seis horas e dez minutos. Imaginem o que é tolerar a Marina, seis horas e dez minutos, sem enforcá-la”, declarou ele.

Imagem: Senador Plínio Valério

Plínio também afirmou que a esposa dele disse que o homem teve muita paciência com a ministra.

“No final ela me disse: ‘se você tivesse 10% da paciência que teve com a Marina a gente nunca brigava”, disse o senador Plínio Valério.

A equipe do portal Rede Onda Digital, entrou em contato com o senador Plínio Valério que disse: “Elas são maiores de idade, podem dizer o que quiser”.