Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Aliados de Bolsonaro fazem manifestações com pedidos de anistia e impeachment de Alexandre de Moraes em cidades do Brasil

Aliados de Bolsonaro fazem manifestações com pedidos de anistia e impeachment de Alexandre de Moraes em cidades do Brasil

Gaby Santos
Por Gaby Santos | 03 de agosto de 2025

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas neste domingo (3/8) em 62 cidades de todas as regiões do país. Os protestos incluem pautas como a anistia de condenados pelo 8 de Janeiro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As manifestações acontecem em meio à imposição de medidas cautelares contra Bolsonaro, que é réu por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Bolsonaro não participou das manifestações

Devido às restrições impostas por Moraes como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa aos fins de semana, o ex-presidente não participou de nenhuma manifestação. Ele é investigado por envolvimento em um suposto plano para se manter no poder mesmo após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.

Pedidos de anistia

Além da defesa de Bolsonaro, os participantes também cobraram “anistia aos demais réus” envolvidos na tentativa de golpe e aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A proposta visa livrar Bolsonaro de uma eventual condenação e punições penais.


Leia também:

Tio de Michelle Bolsonaro é preso com material de pedofilia e liberado após audiência de custódia

Datafolha: 55% dos brasileiros apoiam tornozeleira em Bolsonaro


Manifestação em Brasília

Na capital federal, o protesto ocorreu no Eixão Sul, a partir das 10h. A via, tradicionalmente fechada para o lazer aos domingos, recebeu manifestantes com carros de som, já que a presença de trios elétricos foi vetada por estar nas proximidades do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

A deputada Bia Kicis (PL-DF) foi uma das primeiras a discursar:

“A gente sabe que o nosso presidente é um homem inocente, limpo, honesto, patriota. Ele não é bandido para usar tornozeleira. Bandido é o Lula. Essas mulheres e esses homens perseguidos do 8 de janeiro, que estão de tornozeleiras, sofrendo ou até mesmo presos. Então, hoje é o dia de a gente mostrar a nossa garra e o nosso coração. Hoje é o dia de a gente mostrar que o brasileiro tem coragem, é patriota e solidário. Nós estamos juntos. Viva o Brasil”, disse a parlamentar.

Políticos presentes

Outros políticos também marcaram presença, como o senador Izalci Lucas (PL-DF), os deputados distritais Thiago Manzoni (PL) e Pastor Daniel de Castro (PP). O desembargador aposentado Sebastião Coelho fez duras críticas ao ministro do STF:

“Alexandre de Moraes você não é um juiz, você é um criminoso”, atacou.

Ele ainda afirmou que a direita pretende “pressionar o Congresso Nacional em busca de medidas” contra o que consideram excessos do Judiciário.

As manifestações também acontecem em São Paulo, na Av. Paulista com a organização do pastor Silas Malafaia e no Rio de Janeiro com a direção de políticos apoiadores de Bolsonaro.

Manifestação em Manaus

Em Manaus, o evento está marcado para acontecer a partir de 16h, na Ponta Negra, segundo publicações de políticos apoiadores do ex-presidente, como os deputados Alberto Neto, Débora Menezes e Delegado Péricles (ambos do PL).

*com informações do Metrópoles