Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Isso é uma conversa lá para frente, no período das convenções partidárias”, afirma Roberto Cidade sobre apoio do União Brasil à eleição para governador em 2026

“Isso é uma conversa lá para frente, no período das convenções partidárias”, afirma Roberto Cidade sobre apoio do União Brasil à eleição para governador em 2026

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 03 de agosto de 2025

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), concedeu uma entrevista exclusiva ao jornalista Lucas Costa, da Rede Onda Digital.

Na ocasião, o parlamentar foi questionado sobre sua possível candidatura nas eleições de 2026, sobre quem o seu partido deve apoiar na disputa pelo Governo do Estado do Amazonas e também sobre uma possível candidatura de sua esposa a deputada estadual.

Segundo Roberto Cidade, ainda é cedo para discutir apoio político nas eleições de 2026, especialmente, considerando que o atual governador, Wilson Lima (UB), não poderá disputar a reeleição. De acordo com rumores de bastidores, o governador deve concorrer a uma vaga no Senado ou na Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Isso é uma conversa lá para frente, no período das convenções partidárias. Agora é momento de trabalho”, destacou.


Saiba mais:


Leia a entrevista na íntegra:

Onda Digital: Deputado, as eleições estão se aproximando. O senhor pretende disputar a reeleição como deputado estadual ou busca outro cargo?

Roberto Cidade: Naturalmente, no ano que vem teremos novos projetos. Serei candidato ao cargo que a população me der a oportunidade. Ainda estou decidindo. Este ainda é um momento de trabalho, de cumprir minha missão na Assembleia.

Onda Digital: Sobre as candidaturas do União Brasil, o partido já está se articulando para definir os nomes que vão disputar as eleições?

Roberto Cidade: Atualmente, os presidentes estadual e municipais do partido estão trabalhando na construção das candidaturas e das chapas que irão compor. Isso vale tanto para deputado estadual quanto para deputado federal. Estamos aguardando também a decisão de Brasília sobre o possível aumento do número de vagas para deputados federais. Caso isso ocorra, aqui no Amazonas o número de deputados estaduais pode passar de 24 para 30. Sendo assim, se houver uma chapa para estadual, será necessário ter 100% mais um candidato, além de respeitar a cota de mulheres. Precisamos aguardar. Temos muito trabalho a fazer em 2025 e 2026 antes de pensar em eleições. Estou muito focado na Assembleia, trabalhando duro na presidência e, principalmente, em prol do interior do nosso estado e da capital.

Onda Digital: O senhor, como uma das principais lideranças do União Brasil, pode antecipar quem o partido deve apoiar para o Governo do Amazonas?

Roberto Cidade: Não, essa é uma decisão que deve ser discutida com o governador. Naturalmente, acredito que o União Brasil, sendo o maior partido do Amazonas — com o maior número de prefeitos, vereadores e a maior bancada da Assembleia — terá um papel importante nessa decisão. Mas isso é uma conversa para o período das convenções. Agora, o foco é o trabalho.

Onda Digital: O senhor mencionou anteriormente o desejo de disputar uma vaga como deputado federal. Existe a possibilidade de sua esposa concorrer a deputada estadual?

Roberto Cidade: Não, isso não existe. Minha esposa vai me acompanhar, essa é uma decisão que tomamos juntos. Ela não tem vontade de ser candidata. Tem sua própria vida profissional, a empresa dela, e está ao meu lado como esposa, não como política. Casou com um político, mas não quer entrar na política. Ela quer ajudar, trabalhar no social ao meu lado, contribuir da forma que puder. E é assim que vamos continuar caminhando.

Assista ao vídeo: