
Conservadora, Damares Alves defende cotas para pessoas trans: “Tenho identificação com as travestis”

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro (2019–2022), afirmou ser favorável à adoção de cotas sociais voltadas para pessoas trans e travestis no Brasil.
A declaração foi dada durante entrevista a um podcast e surpreendeu por partir de uma parlamentar conhecida por seu posicionamento conservador e alinhado a pautas contra a ideologia de gênero e o aborto.
“É muito fácil você conseguir um emprego para um gay, para uma lésbica, para um trisal. Mas a travesti, pelo jeito exuberante dela, você não encontra travesti num banco trabalhando. Você não encontra travesti em lojas. Elas são diferentes, extremamente alegres, trabalhadoras. Saem de casa praticamente na adolescência. O que sobra? Salão de beleza ou vai ser profissional do sexo”, afirmou Damares.
Veja o vídeo de Damares Alves:
Conservadora, Damares Alves defende cota para pessoa trans em podcast: “Tenho grande identificação com as travestis” pic.twitter.com/KQhxMtTaET
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 31, 2025
Saiba mais:
- “Um dia ainda vou abraçar meu pai vivo”, diz Eduardo Bolsonaro emocionado nas redes
- “Despreocupado”, Moraes vai a jogo do Corinthians e mostra dedo do meio após sanções dos EUA
Segundo a senadora, a proposta de cotas sociais para pessoas trans poderia ser, inclusive, encampada pela direita. Ela citou ações implementadas durante o governo Bolsonaro:
“Nós fomos qualificá-las. Mas não fui qualificá-las para ser cabeleireira. Qual é o potencial dessa cidade? É indústria? Vamos nos qualificar para a indústria”.