Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
VÍDEO: Raio atinge topo de arranha-céu em Balneário Camboriú

VÍDEO: Raio atinge topo de arranha-céu em Balneário Camboriú

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 10 de março de 2025

Um vídeo registrou o momento em que um raio atingiu o topo de um arranha-céu em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, na noite de domingo (9/3). O Infinity Coast, como é chamado, tem 235 metros e é o 4º edifício residencial mais alto do Brasil, segundo o ranking do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH).

As imagens circulam nas redes sociais e foram confirmadas pela construtora FG Empreendimentos. A empresa informou que a construção tem um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e não sofreu danos.

O prédio

O prédio fica próximo ao Pontal Norte da movimentada Praia Central, que teve a faixa de areia alargada para 70 metros em 2021 e é conhecida pela vista para os arranha-céus luxuosos.

O temporal registrado no domingo causou alagamentos e interrupções de vias na cidade, além de ter deixado imóveis sem energia elétrica, segundo a prefeitura. Não houve vítimas, nem desabrigados.

Sobre as moradias sem luz, de acordo com painel de monitoramento das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a situação foi normalizada na manhã desta segunda-feira (10).

A FG Empreendimentos é conhecida pelos arranha-céus. O Infinity Coast é o mais alto já construído pela empresa e possui 234,7 metros de altura. São 66 andares. O empreendimento foi concluído em 2019. (Foto: reprodução/FG Empreendimentos)

Leia mais

VEJA VÍDEO: Estudante toma máquina de cartão de crédito de golpista

Frente fria avança pelo Brasil; temporais são esperados no Sul e Sudeste


O registro

O vídeo que mostra um raio atingindo o arranha-céus havia passado de 70 mil visualizações, em uma única publicação na web, até a última atualização desta reportagem.

O engenheiro Gustavo Simas, superintendente de produção da FG Empreendimentos, explica que o sistema de proteção contra descargas elétricas usado no prédio é do tipo estrutural – ou seja, pilares conduzem a descarga ao solo e criam uma “gaiola de proteção” para os usuários.

O para-raios

A ideia do para-raios, segundo ele, é oferecer um caminho para que a eletricidade passe facilmente sem causar danos à estrutura e aos equipamentos.

Conforme a construtora, em edifícios muito altos, onde a incidência de raios é maior, um sistema bem projetado não só protege a estrutura, mas também os sistemas elétricos internos, evitando danos a equipamentos e garantindo a segurança dos ocupantes.

Veja o vídeo: