Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
‘Torneio de Yu-Gi-Oh!’ tem Projeto de Lei aprovado e vira evento oficial em Manaus

‘Torneio de Yu-Gi-Oh!’ tem Projeto de Lei aprovado e vira evento oficial em Manaus

Ed Salles
Por Ed Salles | 04 de abril de 2025

O Projeto de Lei nº 67/2024 que torna o ‘Torneio de Yu-Gi-Oh! Manaus’ um evento oficial do estado, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) durante sessão na quinta-feira (3/4). A iniciativa de autoria do deputado Wilker Barreto (Mobiliza), inclui o jogo de cartas no Calendário Oficial de Eventos do Amazonas.

Para a Rede Onda Digital, Barreto disse que a inclusão no calendário fortalece a cena geek em Manaus e pode atrair mais participantes, além de investimentos. O projeto recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Cultura e Economia Criativa.

“Fui procurado por jovens adultos que gostam da prática desses jogos. Há pedidos de vários segmentos da sociedade, inclusive, o ‘Yu-Gi-Oh!’ tem torneios internacionais, nacionais e agora está no Calendário Oficial de Eventos do Amazonas”, ressaltou em vídeo enviado para a Rede Onda Digital.

Yu-Gi-Oh! é um jogo de cartas colecionáveis baseado no mangá e anime de mesmo nome, criado por Kazuki Takahashi. O jogo, lançado pela Konami em 1999, é um dos TCGs (Trading Card Games) mais populares do mundo, com torneios oficiais organizados globalmente.

A proposta agora segue para sanção governamental.

Confira fala de Wilker:

Justificativa para o Yu-Gi-Oh! Manaus

O deputado justifica a proposta devido ao sucesso mundial da franquia Yu-Gi-Oh! e a relevância dos torneios relacionados, como o Team Yu-Gi-Oh! Championship Series e o World Championship Qualifier National.

Segundo o texto, o Projeto de Lei considera o crescimento expressivo desses eventos na região Norte, especialmente no Amazonas, a fim de voltar as atenções da sociedade para o potencial da cultura geek na região.

“Isto posto considero estar provada a importância da aprovação da propositura em questão considerando que tal iniciativa gera grande interação, evidencia costumes da cultura geek e fortalecem a identidade tão potente deste grupo”, cita o texto.

Veja o documento:

Iniciativa é do deputado estadual Wilker Barreto - (Foto: Print/Sapl).
Iniciativa é do deputado estadual Wilker Barreto – (Foto: Print/Sapl).

Como funciona o jogo?

  • Objetivo: cada jogador começa com 8.000 pontos de vida (LP) e deve reduzir os pontos do oponente a zero utilizando monstros, magias e armadilhas.
  • Deck: cada jogador deve ter um Deck Principal com 40 a 60 cartas e pode ter um Deck Extra com fusões e invocações especiais.
  • Turnos: os jogadores se alternam realizando fases específicas:
    1. Fase de Compra: o jogador compra uma carta do deck.
    2. Fase Principal 1: pode invocar monstros, ativar magias e armadilhas.
    3. Fase de Batalha: os monstros atacam os pontos de vida do oponente ou outros monstros.
    4. Fase Principal 2: pode fazer novas jogadas, caso ainda tenha cartas disponíveis.
    5. Fase Final: o turno é encerrado, passando para o oponente.

Tipos de cartas:

  • Monstros: cartas usadas para atacar e defender. Existem diferentes tipos, como Normal, Efeito, Fusão, Sincro, Xyz e Link.
  • Magias: cartas que oferecem vantagens, como recuperar pontos de vida, destruir cartas inimigas ou fortalecer monstros.
  • Armadilhas: ativadas no turno do oponente para contra-atacar jogadas adversárias.

Popularidade e torneios

Yu-Gi-Oh! tem um cenário competitivo forte, com campeonatos nacionais e internacionais, como o Yu-Gi-Oh! Championship Series (YCS) e o World Championship Qualifier (WCQ).