Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ucrânia faz primeiro ataque com mísseis de longo alcance na Rússia, após autorização dos EUA

Ucrânia faz primeiro ataque com mísseis de longo alcance na Rússia, após autorização dos EUA

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 19 de novembro de 2024

Na madrugada desta terça (19/11), a Ucrânia promoveu o primeiro ataque com mísseis americanos de longa distância contra alvos na Rússia, após a autorização do governo de Joe Biden.

O ataque envolveu 6 mísseis do tipo ATACMS, e 5 deles teriam sido derrubados, segundo Ministério de Defesa da Rússia.

O alvo do ataque foi um arsenal em Karatchev, a 150 km da fronteira ucraniana. A Defesa russa divulgou que não houve vítimas, e apenas um dos mísseis atingiu o local, causando um incêndio.


Leia mais:

Chanceler diz que Rússia está à beira de guerra direta com EUA

Na ONU, Zelensky e Lula trocam farpas sobre a guerra na Ucrânia


No final de semana, veículos de imprensa dos EUA divulgaram que o governo dos Estados Unidos autorizou a Ucrânia a utilizar mísseis americanos de longo alcance em ataques contra a Rússia. Esses mísseis, com alcance máximo de várias centenas de quilômetros, permitiriam à Ucrânia atingir infraestruturas logística do Exército russo e os aeroportos de onde decolam os aviões que atuam nos bombardeios.

Ainda na segunda (18), em resposta, o governo russo divulgou um decreto alterando a política nuclear do país. A partir de agora, o presidente Vladimir Putin se reserva o direito de atacar com armas nucleares tanto quem atingir o território russo com armas convencionais quanto potências atômicas que apoiarem a ação.

*Com informações de UOL (Folha de S. Paulo)