Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
VÍDEO: Brasil pede que Israel liberte tripulantes de barco de ativistas, interceptado rumo a Gaza; brasileiro está a bordo

VÍDEO: Brasil pede que Israel liberte tripulantes de barco de ativistas, interceptado rumo a Gaza; brasileiro está a bordo

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 09 de junho de 2025

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota nesta segunda-feira (9/6) e afirmou que acompanha “com atenção” a interceptação feita pela marinha de Israel da embarcação que levava ativistas e ajuda humanitária até a Faixa de Gaza. Estão a bordo do barco a ativista sueca Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila.

Além do brasileiro e de Greta, o ator de “Game of Thrones” Liam Cunningham e Rima Hassan — deputada francesa no Parlamento Europeu — estão entre os passageiros da embarcação Madleen, no Freedom Flotilla Coalition. O barco foi interceptado pela marinha israelense na noite de domingo (8/6).

O Itamaraty escreveu:

“Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos”.

O comunicado do Itamaraty ainda reforça o pedido para que Israel remova imediatamente as restrições à entrada de ajuda humanitária no local, seguindo as próprias obrigações “como potência ocupante”.


Leia mais:

VÍDEO: Homem incendeia pessoas em passeata pró-Israel nos EUA; 8 ficam feridas

Estados Unidose Israel rejeitam exigências do Hamas e impasse ameaça cessar-fogo em Gaza


Entenda o caso: barco interceptado

Além de levar ajuda humanitária, o grupo também tinha como objetivo atrair a atenção da comunidade internacional para as consequências dramáticas a que os civis estão submetidos em decorrência dos ataques a Gaza.

Ainda no domingo, o ministro da Defesa de Israel avisou que a embarcação deveria dar meia-volta, senão seria interceptada.

O momento em que as autoridades israelenses adentraram o barco foi gravado, e o vídeo postado nas redes sociais. Veja abaixo:

Na gravação da interceptação aos ativistas é pedido calma para o grupo. O líder do grupo primeiro pede que os ativistas depositem os celulares na água, ao que quase todos eles o fazem.

Ainda na gravação da interceptação, é possível ver que todos mantêm as mãos para cima.

*com informações de Metrópoles