Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Aleam mantém acervo histórico com obras do século 19 de valor inestimável em biblioteca

Aleam mantém acervo histórico com obras do século 19 de valor inestimável em biblioteca

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 16 de julho de 2025

A biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Mello, localizada na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), mantém há mais de 40 anos, acervo diversificado de mais de 3.700 títulos, um dos mais relevantes espaços de pesquisa e estudo de Manaus.

“Seu acervo representa não apenas uma fonte de conhecimento técnico, legislativo e científico, mas também um espaço de promoção da educação, da cidadania e do acesso à informação para toda a sociedade. Ela é um instrumento essencial para fortalecer a transparência, a memória institucional e o compromisso com a cultura e o saber”, declarou o deputado-presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).

Além de livros acadêmicos e jurídicos, a biblioteca conta com obras raras de arte, enciclopédias antigas e publicações em braile, como a Lei Orgânica do Município de Manaus e o Estatuto dos Servidores Públicos, garantindo acessibilidade e inclusão a todos os cidadãos.

Recebemos muitas doações e selecionamos as obras que serão incorporadas ao acervo ou que podem servir para estudo dos servidores. Os livros excedentes são doados para escolas de bairros ou municípios. A biblioteca é aberta ao público das 8h às 16h, sendo necessário apenas apresentar um documento de identidade. Entre os títulos mais procurados estão obras de Direito e Enfermagem, mas também temos livros regionais e internacionais”, destacou o agente legislativo Ricardo de Oliveira Cabral.

A biblioteca preserva registros históricos do século 19, de valor inestimável. Entre eles estão as Constituições do Estado do Amazonas, de 1891 a 1989, além de documentos que narram a trajetória do Poder Legislativo estadual de 1852 a 1924.


Saiba mais: 

Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares em Manaus é proposto por Rodrigo Sá

Dia do Comércio: “Quem gera emprego não tem bandeira política”, diz Wilker Barreto, presidente Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca na Aleam


Biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Mello

Fundada em 1983, ano em que obteve certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), a biblioteca abriga obras nas áreas de Direito, Administração Pública e Privada, Contabilidade, Serviço Social, Medicina, Comunicação Social, História e Geografia do Brasil e do mundo.

A Biblioteca Anísio Thaumaturgo Soriano de Mello funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

A biblioteca permanece aberta para consultas locais ao público em geral, oferecendo ambiente climatizado, mesas de estudo, rede Wi-Fi e conforto para longas horas de leitura e pesquisa.