
Dispositivo com I.A fixado em veículos vai identificar buracos nas ruas de Manaus, anuncia Renato Jr

O prefeito de Manaus em exercício Renato Junior, anunciou na manhã desta quarta-feira (16/7), que em breve, a capital amazonense vai contar com uma alta tecnologia, envolvendo Inteligência Artificial (I.A) na identificação e informação de buracos nas vias e automaticamente emitir uma ordem de serviço.
A declaração aconteceu em entrevista ao Valdir Correia, na Difusora FM.
“De inteligência artificial, que se chama agora, I.A. Vamos lá, nós vamos pegar, por exemplo, Uber, aplicativos, motos e ônibus da rede de transporte coletivo e colocar esse dispositivo embaixo desses carros, ele filma, mede trepidação, ele já dá pra gente o tamanho do buraco, a rua do buraco, a localização do buraco, a imagem do buraco, a quantidade de massa que vai naquele buraco, pra que ali já saia uma ordem de serviço”, declarou o prefeito em exercício.
Saiba mais:
Programa Municipal de Escolas Cívico-Militares em Manaus é proposto por Rodrigo Sá
Ainda de acordo com Renato, o Executivo Municipal está realizando tratativas com uma empresa reconhecida mundialmente no mercado para fechar um acordo e dar inicio ao projeto.
“Nós estamos finalizando as tratativas como uma empresa, na verdade uma empresa que já é conhecida mundialmente, tem tradição já no Brasil. Então assim, é um negócio muito mais avançado. Se Deus quiser, a gente vai contratar na Prefeitura”, disse.
Segundo o prefeito em exercício, o impacto financeiro será mínimo à Prefeitura de Manaus.
“Não é caro, é realmente muito barato, ainda mais o custo benefício. É, o custo benefício é gigantesco pra gente”, pontuou.
Assista:
Tecnologia para prevenção às queimadas
Zonas rurais de Manaus vão receber assistência de prevenção às queimadas com drones que vão monitorar em tempo real e combater focos de incêndio, segundo Renato Jr.
“A Prefeitura se antecipou nesse programa de prevenção às queimadas. Lembra que a nossa cidade ficou invadida por fumaça? Aquela fumaça não era produzida na área urbana e nem na área rural de Manaus. Ela era dos municípios do entorno, da região metropolitana e trazia tudo para cá. Então, o nosso papel é reforçar que a cidade de Manaus e a área rural de Manaus estará assistida agora com drones específicos para a identificação de queimadas. Ou seja, ele vê ali a questão de o calor nas queimadas para a gente realmente ter um monitoramento real de onde pode estar tendo o foco de incêndio. E aí a equipe já entra lá com tudo”, frisou o secretário de Obras.
Haverá punição para quem for flagrado causando queimadas.