
Atlas: 51,2% defende que o governo deve retaliar os EUA por taxar produtos do Brasil

A maioria dos brasileiros é favorável a uma retaliação do governo federal diante da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (15/7) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, 51,2% dos entrevistados acreditam que o Brasil deve adotar medidas em resposta direta à nova política tarifária dos EUA.
Por outro lado, 40,9% da população se posiciona contra qualquer tipo de retaliação, enquanto 7,9% afirmaram não saber opinar sobre o assunto.
A pesquisa entrevistou 2.841 eleitores entre os dias 11 e 13 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Comparado ao levantamento anterior, realizado em abril deste ano, houve mudança na opinião pública. Na ocasião, apenas 41,7% apoiavam a retaliação, enquanto 48,5% eram contrários e 9,9% estavam indecisos.
Outro dado revela que 50,3% dos brasileiros consideram o “tarifaço de Trump” uma ameaça à sobrerania do Brasil; 47,8% acredita que não.


Saiba mais:
- Barroso responde a Trump e defende democracia brasileira em carta pública após sanções dos EUA
- Decreto que regulamenta Lei da Reciprocidade Econômica é publicado nesta terça (15)
Entre os que defendem uma resposta do Brasil, 51,2% sugerem que o governo federal aumente as tarifas sobre produtos americanos como forma de retaliação comercial.

Além disso, para 75,7% dos entrevistados, a decisão do governo Trump deve enfraquecer a relação entre Brasil e Estados Unidos. A maioria (62%) considera que a medida de Trump de taxar os produtos brasileiros é injustificada.

